sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Revista da Semana

                           

O Senado americano trabalha no Natal ? 

        Por decisão do líder da maioria no Senado americano, o Senador Harry Reid (Dem/Nev), a Câmara Alta americana deve votar muitas das questões cuja resistência republicana forçara ao acúmulo. São muitas votações sobre postos judiciais e do executivo, causadas  pelo bloqueio procedimental do GOP. Agora, com a reforma do regimento do Senado, o filibuster (usado e abusado pelos senadores republicanos) pode ser derrubado, e por isso o Senado se empenha, por determinação de Reid, em votações noturnas e até de madrugada para desbastar o considerável atraso que a sistemática recusa dos republicanos vinha provocando.
        As queixas são muitas, máxime do GOP, mas  entre ranger de dentes e ameaças de retaliações futuras, cabe admitir que a corda, se muito estirada, acaba por romper-se.


 Eleições municipais na Venezuela

        Como o velho papel carbono ensinava, as suas cópias parecem mas não são o original.
        Vejam Nicolás Maduro, por exemplo. Lançado ao apagar das luzes da longa presidência de Hugo Chávez, o herdeiro do caudilho busca imitá-lo em tudo. Até na incôngrua e um tanto carnavalesca jaqueta com as cores da bandeira venezuelana.

        Ao vê-lo nesse espalhafatoso uniforme, me é difícil não pensar na frase do Dr. Johnsono patriotismo é o último refúgio de um patife.
         Pobre Maduro! Quem é ele para saber do Dr.Samuel Johnson?  No entanto, na sua luta na selva do chavismo, o caminhoneiro tem de recorrer a todos os expedientes, para manter-se politicamente vivo. Pudera, contra o fogo amigo dos companheiros chavistas e da nefanda oposição encabeçada por Henrique Capriles, todo o recurso é válido, até mesmo esgrimir a espada contra a inflação e o desabastecimento !

 
Promotoria quer investigação de juiz


        O Ministério Público do D.F. pediu à corregedoria do Tribunal de Justiça que seja investigada a conduta do juiz titular da Vara de Execuções Penais de Brasília, Ademar de Vasconcelos.

        Segundo o MP-DF, Vasconcelos, que atuou nas primeiras prisões do Processo da Ação Penal 470 (Mensalão), descumpriu a Lei de Execuções Penais, a Lei Orgânica da Magistratura e o Código de Ética da Magistratura, no período em que conduziu as prisões.

        Para as seis promotoras que assinam o referido documento, a conduta deste juiz ameaçou a ordem e a segurança do sistema carcerário do D.F. 
        Ao ver do Ministério Público, o juiz Vasconcelos colocou em risco a saúde do ex-presidente do PT, José Genoino, deu tratamento diferenciado aos presos do Mensalão,  e  concedeu entrevista  à Folha, afirmando  que as prisões do mensalão não eram positivas para o Brasil.       

 

Convidados de Dilma

           Sob o título “Mandela e CollorRogério Gentile, em nota editorial na Folha de doze último, faz cogentes observações sobre a inclusão no avião presidencial de Fernando Collor.
           Consoante Gentile, “Dilma aproveitou os funerais de Mandela (...) para reabilitar internacionalmente Fernando Collor, levando-o em sua comitiva ao lado de Lula, FHC e Sarney. Se a intenção era louvar aquele que chamou de ‘personalidade maior’ do século 20, Dilma acabou homenageando uma vergonha nacional.”

 

O Helicóptero e Sérgio Cabral

 
         O Governador Sérgio Cabral, de acordo com a Folha, voltou a utilizar os helicópteros oficiais para ir com a família passar o fim de semana em sua casa de veraneio em Mangaratiba.

         O Globo reproduziu no dia seguinte a reportagem do jornal paulista.  A respeito, o governador declarou que não há irregularidade e que voltou a usar as aeronaves por recomendação da Subsecretaria de Segurança Militar da Casa Civil.
        A justificativa da mudança se deve ao perigo representado pelo tráfico.

 

Afastada pelo TRE/RN a Governadora Rosalba Ciarlini   

 
       O Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte decidiu afastar a governadora Rosalba  Ciarlini  do cargo, sob a acusação de abuso de poder econômico e político nas eleições de 2012.

      Para o TRE, Rosalba usou a máquina do Estado em benefício da campanha da prefeita de Mossoró, Cláudia Regina (DEM), que foi igualmente afastada do cargo na semana passada.
      De acordo com o MP Eleitoral, a governadora usou o avião do Estado dezessete vezes para ir a Mossoró entre julho e outubro de 2012. Agendava atos de governo e depois participava de eventos de campanha

     Com a saída, por ora temporária do cargo, o DEM perde o único estado que governava. 

 
 Idéias de Dilma Rousseff

 
      Vinicius Torres Freire, articulista econômico da Folha, escreveu a dez do corrente, acerca d’ “O Pensamento Vivo de Dilma” que “a presidente ainda acha que isso não é um problema (custos em alta)”.

      Nesse contexto, a respeito dos ‘Patamares de estabilidade’ Torres Freire faz a seguinte oportuna observação:
      “ A inflação está fora da meta faz meia-década, por aí, mas dentro de uma banda bem larga (parecemos o fumante que promete largar o vício em cinco anos). Estáveis nesse patamar, os custos ajudam a desmanchar a indústria brasileira, demandam juros mais altos, que causam o aumento da despesa com a dívida, o que limita investimentos em  “obras” e gastos em políticas sociais, entre outros muitos problemas. Mas a presidente acredita que está tudo equilibrado. Dominado.”

 
China admite falha em foguete

 
       Como o Brasil continua sem vetor lançador de satélite – por causa de o que ocorreu na base de Alcântara, o próprio Presidente Lula fora pessoalmente consolar o pessoal sobrevivente – o nosso programa espacial continua dependente de foguetes não-brasileiros.

       E isto está custando caro e ainda por cima à toa.  Pois não é que em lançamento de foguete chinês, como houve falha no segundo estágio – em que o satélite brasileiro CBERS-3 seria posto em órbita – todo o trabalho e os dólares colocados no seu fabrico (além de o que se pagou pelo serviço do vetor de Beijing) foram literalmente parar no espaço sideral ?

 
O Metrô carioca e a Medalha por Excelência

 
      O relativo abandono e a queda de qualidade nos serviços do Metrô do Rio de Janeiro são facilmente verificados pelos usuários. Desperta, portanto, considerável assombro que a Prefeitura do Senhor Eduardo Paes tenha decidido afazer um ‘afago’ aos responsáveis pelo sistema metroviário justamente “por causa da eficiência e do profissionalismo” da equipe (do metrô) durante a visita de Papa Francisco ao Rio de Janeiro.

     Esse estranho cumprimento está em choque com o caos provocado por uma pane nas linhas 1 e 2 do Metrô, durante a Jornada Mundial da Juventude, em julho último. Por isso, a Agência Reguladora de Serviços Públicos Concedidos de Transportes (Agetransp) aplicara multa de R$ 1.082.624,00 à  Concessionária.

 
JK foi assassinado ?

 
      A morte do ex-Presidente Juscelino Kubitschek, por acidente de carro na Rodovia Presidente Dutra, em 22 de agosto de 1976, sempre despertou estranheza.  Essa impressão se viu reforçada pelas mortes em espaço de tempo com suspeita proximidade do ex-Presidente João Goulart e do tribuno e ex-governador Carlos Lacerda.

      Agora Comissão da Verdade, do Câmara de Vereadores de S. Paulo, após colher testemunhos e fazer exames afirma que JK foi assassinado pelo regime militar, e uma farsa montada para esconder o crime.

 

(Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo, The New York Times)

Nenhum comentário: