quinta-feira, 27 de dezembro de 2012

Picadinho pós-pós-natalino

                                               
 Campanha difamatória contra a Infraero

       Correm pela mídia fotos que só posso atribuir a uma insidiosa campanha contra a nossa Infraero. Primeiro, foi no aeroporto Santos Dumont. Como é sabido, e com pleno êxito, foi feita uma reforma completa daquele aeroporto, situado na zona do Castelo, no centro do Rio de Janeiro. Ao final, o carioca dispõe de um terminal moderno-retrô. Além de corajoso – os arquitetos não acrescentaram essas novidades que se vêem em outros aeroportos, como o de Barajas, em Madrid e o Charles de Gaulle: por isso, nada de esteiras! -  as instalações têm um luxo que se não acrescenta ao conforto, é um brinco para os olhos.
      Pois não é que agora espalham fotos de passageiros com camisas encharcadas de suor e os traços fisionômicos diluídos pela transpiração ?  
      Não pode provocar estranheza que o conserto do ar condicionado leve vários dias ! Essas coisas são complicadas.
     O aparecimento de um idêntico problema, decorrente de mais um apagão do nosso sistema elétrico, agora no Galeão me parece ultra-suspeito.  Isso tem ar de sabotagem ou de campanha orquestrada !
      Todos nós que visitamos os terminais da Infraero sabemos de suas características e de quanto a sua direção respeita a tradição do serviço aero-portuário. O que é que tem que tenham o ar de terminais dos anos cinquenta ? O que isso tem de mais, se eles funcionam ?


O Metrô do Governador Sérgio Cabral

       Bem não é certo que tenha sido o governador atual que trouxe o metrô para o Rio de Janeiro. Ele já está por aqui há mais de trinta anos, tendo sido introduzido pelo regime militar.
       O que entusiasma no governador é a sua coordenação com a concessionária do metrô. Desde o seu primeiro mandato, que ele promete  a chegada de novas composições fabricadas na China. Confortáveis, com ar condicionado em pleno funcionamento (vejam que maravilha !) e sem goteiras, Sérgio Cabral vem com grande persistência anunciando a chegada dos modernos vagões.
      Coitado, deve haver um algum problema, porque, como tudo continua na mesma, o jeito foi fazer o metrô funcionar com as composições trintenais ! Elas deviam ser de cinco vagões, mas são só de quatro !
       Todos pensávamos que com a inauguração em 21 de dezembro de  2009 da estação General Osório, o usuário iria sair ganhando. A começar pela alegre presença do Presidente Lula da Silva, que concordou em prestigiar o evento.
        No entanto, o nosso governador deve estar mal informado. Pois não é que a junção das linhas aumentou o desconforto dos passageiros !  Além disso, como não há inspetores, essa alegre turma de novos passageiros, brincalhões como são, se apossam dos assentos reservados a grávidas, idosos, e deficientes físicos ! Para completar o quadro, fingem até que dormem, para melhor aproveitarem os lugares.
        E as coisas nesse metrô dilapidado e obsoleto não ficam por aí ! Toda hora tem vagão onde pifa o já fraco ar condicionado, fazendo  que tudo fique ainda mais desconfortável...


A blindagem dos governadores

        Muitas das assembleias legislativas trabalham em grande coordenação com os governadores. Vejam aquelas que blindam os chefes do executivo estadual, como é o caso de Marconi Perillo (PDSB), em Goiás, e  outra vez Sérgio Cabral (PMDB) ! A gente da curriola acha uma boa ideia. Assim, não se perturba a operosa atuação do governador, com ações que indivíduos pouco patriotas tentam lançar através do Superior Tribunal de Justiça (STJ). 
        A única coisa que lamento é saber disso através da Folha de São Paulo, um jornal paulista. No dia em que a Folha publicou a matéria, não saíu nada em O Globo. Tenho procurado menção nos dias subsequentes e, por ora, nada !


 Guido Mantega permanece na Fazenda !

         Durante a entrevista coletiva hoje concedida por D. Dilma Rousseff à imprensa, veio a  confirmação que todos aguardavam com impaciência: Guido Mantega, malgrado as solertes insinuação da imprensa alienígena, está prestigiado ! A Presidente foi, como sempre, firme e sincera: Guido, fica ! e não me venham mais com estórias.

A Noruega e os Direitos Humanos

        Que o calor humano seja deficitário no Reino da Noruega, não deve causar espécie, dadas as características e a  inclemência do clima naquelas paragens do norte.
         Sem embargo, depois da pífia sentença cominada contra o magnicida de Oslo e adjacências, novamente a justiça norueguesa surpreende. Não é que a Suprema Corte aprovou  sentença recusando asilo a duas crianças, uma de nove e outra de dez anos, que viviam na Noruega na companhia de seus pais, que têm a condição de refugiados !
         O que tem isso a ver com direitos humanos ?  O fato de os pais serem refugiados representa um mau exemplo para o menino ou menina ?  Por isso, ele e ela devem ser mandados de volta para o país de origem ?  E como entra o problema que causou a demanda – e a concessão – de refúgio aos pais ?

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo, International Herald Tribune )

Nenhum comentário: