segunda-feira, 26 de novembro de 2012

De novo, a Corrupção


            Será apenas retórica no que concerne a Lula e ao PT a pergunta de Ricardo Noblat em sua coluna de segunda-feira em O Globo: “Quem diria que seu partido, dono do discurso da ética, patrocinaria o maior escândalo de corrupção na História recente do país ?”
            O juízo da Ação Penal 470 ainda continua no Supremo Tribunal Federal, agora sob a presidência do Ministro Joaquim Barbosa, que pela sua firmeza e exação ganhou o respaldo da sociedade civil. No entanto, gente enredada no Mensalão e já condenada pelo Supremo, como o deputado Valdemar Costa Neto (PR/SP), está envolvida em outro esquemão de corrupção em agências reguladoras e órgãos federais.
            A Polícia Federal identificou 1179 chamadas telefônicas feitas do restaurante japonês de Paulo Vieira, diretor da Agência Nacional de Águas (ANA) para o citado deputado Valdemar e integrantes de seu partido, o PR. A respeito, semelha oportuno assinalar que Valdemar Costa Neto foi condenado por corrupção passiva, lavagem de dinheiro e formação de quadrilha no aludido processo do Mensalão.
            Quem é Paulo Vieira, que a presidente Dilma Rousseff exonerou no sábado 24 por ter sido detido em operação da Polícia Federal ?   Opositores de sua nomeação para o cargo de diretor de Hidrologia da Agência Nacional de Águas recordaram o estranho processo de sua aprovação pelo Senado Federal, por indicação do Presidente Lula da Silva. Em dezembro de 2009, o nome foi rejeitado pelo Senado. Depois de nova recusa, segundo Noblat, o Presidente voltou a insistir, e na terceira vez obteve a aprovação senatorial.
             Dentre os opositores de Paulo Vieira, estava o então ministro Carlos Minc(PV), do Meio Ambiente, que defendia a indicação da técnica Gisela Forattini, apoiada pelos funcionários da agência: “ Já havia informações de que ele (Vieira) não era flor que se cheirasse, que navegava em águas turvas”.
             A indicação de Vieira terá partido de sua irmã Rosemary Noronha (também detida pela Polícia Federal). Esta se valia de sua posição no Escritório de Representação da Presidência em São Paulo para alegado tráfico de influência. Ao contrário das demais exonerações pelo Palácio do Planalto dos envolvidos na operação da Polícia Federal, Rosemary – que fora secretária de José Dirceu por mais de dez anos e depois fora promovida por Lula para o escritório em São Paulo, costumava acompanhar o Presidente nas suas viagens ao exterior – mereceu atenções especiais da Presidenta.  Com efeito, Gilberto Carvalho, o Secretário-Geral da Presidência, foi encarregado de informar o ex-Presidente do infeliz ocorrido.
             De acordo com O Globo, Paulo Vieira – que chegou a ter restaurante no bairro Jardins e uma rádio – chefia grupo composto pelos irmãos Marcelo Rodrigues Vieira e Rubens Carlos Vieira, diretor da ANAC; e pelos advogados Marco Antonio Negrão Martorelli, Lucas Henrique Batista e Patrícia Santos Maciel de Oliveira. Ainda segundo a matéria de O Globo, os advogados são suspeitos de assinar peças jurídicas produzidas pelo citado Paulo Vieira em casos em que há suspeita de corrupção. Os seis foram detidos, mas Patrícia já estaria em liberdade. 
             A quadrilha, de conformidade com a notícia, comandada por Paulo Vieira é acusada de cooptar servidores do TCU, do Ministério da Educação, da Secretaria de Patrimônio da União e dos Correios para produzir pareceres técnicos favoráveis a empresas e pessoas que tenham interesses junto a órgãos federais, além de acelerar processos.
             Caberá acaso ainda alguma tenaz dúvida, diante de toda essa movimentação, ora trazida à luz pela Polícia Federal, para a pergunta do colunista Ricardo Noblat se o ex-Presidente Lula pode considerar-se de novo enganado ?
             Será uma válida interrogação, diante das iteradas revelações que devemos às operações da Polícia Federal ?

 

( Fonte:  O  Globo )           

PS. O Senado já aprovou a modificação regimental para que a votação pelo plenário não seja mais secreta e sim em aberto no processo de cassação de senadores, conforme recomendado pelo Conselho de Ética. Que fim levou a marcação pelo Presidente Marco Maia (PT/RS) do voto da dita modificação  pela Câmara dos Deputados? Causa espécie tanta demora, sobretudo se levarmos em conta que a emenda só passará a valer se aprovada pelas duas Câmaras?...  

Nenhum comentário: