terça-feira, 1 de outubro de 2013

A Arena Amazônia

                                         

         O projeto do Governo Lula da Silva – valendo-se da época das vacas gordas pré-crise desencadeada em setembro de 2008 pela bancarrota do Banco Lehman Brothers, e a seguinte crise financeira internacional -  de divulgar o fenômeno Brasil – potência teria dois magnos eventos internacionais: a Copa do Mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016.
        Muito se valendo do gogó e da propaganda – sem falar da boa imprensa das finanças brasileiras, então a cargo de gente responsável – ambos os projetos foram premiados com a chancela internacional, seja dos gnomos da Fifa, seja do Comitê Olímpico.
        No que tange ao futebol, o planejamento dos estádios com o chamado padrão Fifa, em que estavam consolidadas as exigências de Sepp Blatter & cia., com refinamentos tecnológicos e uma visão primeiro-mundista (em termos de confortos e assentos), implicava na derrubada dos velhos ícones (como o heróico Maracanã, marcado pela Copa de 1950) e a construção de estádios modernosos, com menor capacidade de espectadores, porém com custos muito mais elevados.
       Na ânsia de embarcar no projeto Copa-2014, o governo Lula da Silva não mediu despesas. Ao invés, as aumentou dando livre rédea à demagogia eleitoreira e às fumaças do Brasil-potência.
       Carregaram o programa governista da Copa do Mundo a húbris da multiplicação das arenas populares e a demagogia de inserir centros demográficos mais afastados e com menores possibilidades de embasarem projetos autossustentáveis.
       Segundo Romário, dentre os novos palácios populares “os estádios em Manaus, Cuiabá e Natal são absurdos. Ali se realizarão algumas partidas e depois o quê?  É um absoluto desperdício de tempo e de dinheiro.”
       Em um país com tantas deficiências em termos de saneamento básico – os governos vêm e vão e tudo continua na mesma, com as promessas pré-eleitorais e o descaso subsequente. A administração de dona Dilma não é decerto exceção.
      O movimento do passe-livre – e de sua ausência nas ruas o Brasil voltou a sentir as habituais consequências – exigira para as obras governamentais o padrão-Fifa.  Com efeito, os elefantes brancos para a Copa se distinguem pelos refinamentos tecnológicos (além de quase inviabilizarem a presença do povão nos estádios, logo ele que é a não-tão secreta razão da difusão e do entranhamento do futebol na alma e na habilidade do brasileiro).
     Se em Natal e Cuiabá o levantamento de tais estádios é estranhável, Manaus representa no capítulo um exemplo-limite. De certa forma, repete a insânia da construção do famoso Teatro da Ópera, inaugurado em 1896, depois de quinze anos de construção, e então sustentado no boom da borracha.
     Se em outras – mais populosas e acessíveis – capitais, os estádios já são questionados, pelo desvio (no bom sentido) de recursos de projetos que são mais importantes para o bem-estar e a saúde da população em geral, o que dizer de Manaus, no meio da Amazônia. A loucura de elevar esse templo ao futebol – com o custo final de seiscentos milhões de reais – para tentar enchê-lo em uma que outra partida da Copa, e depois para quê ? Em uma região com tantos problemas de saneamento, muita vez agravados pela exuberância ecológica, a falta de proteções adequadas para o desafio das enchentes (que o bicho-homem e os maus governos estão tratando de agravar), afigura-se sério dispender essas fortunas, para dispor de um gigante inacabado? (em fins de agosto 78% da construção estavam terminados, com o prazo previsto para o fim marcado para dezembro p.f)
        É uma pergunta que parece acadêmica, mas infelizmente não é.
        Terminada a Copa, seria ótimo se ficássemos com o caneco.  Esqueçamos a experiência pregressa, em que também se gastou muito dinheiro (houve suspeitas de corrupção na construção do Maracanã em 1949-50), menos preocupação com refinamentos e sofisticações tecnológicos, porém o Maraca não deixou de ser a simbólica beleza da arquitetura brasileira daquele tempo.
        Podia ainda haver andaimes quando dos primeiros jogos, mas isto não teve maiores consequências sobre a resistência da obra, que chegou até a sua inglória demolição muito bem obrigado.
       Só não posso garantir o mesmo para os estádios padrão-fifa de que Monsieur Jérôme Valcke, de maneira tão vívida, apressou a construção pelas autoridades ditas responsáveis.

 

(Fonte:  International Herald Tribune )      

Nenhum comentário: