quinta-feira, 24 de outubro de 2013

Problemas de Obama ?

                                      

        Os problemas da Administração Obama não param de crescer. Eles não se restringem à espionagem eletrônica intrusiva da National Security Agency (NSA), que as revelações do agente contratado Edward Snowden (atualmente asilado em Moscou) puseram a descoberto. Agora, pululam as dificuldades com a entrada em funcionamento das câmaras (exchanges) do A.C.A. (Affordable Care Act)[1]. Nesse aspecto, os usuários têm encontrado inúmeros obstáculos (lentidão do site, pouca adaptabilidade, excesso de burocracia).  Os óbices são tantos que até parece que o sistema estaria a cargo de gente que deseja boicotar a implementação do Obamacare.
        A Secretária Kathleen Sebelius, encarregada da Saúde, em suas aparições públicas, não tem dado conta do recado. Muito ao contrário. Inquirida a propósito das inúmeras falhas na implantação das exchanges (e do acesso ao site do ACA), as suas respostas não satisfazem. Sobretudo não transmitem a impressão de que tenha o controle ou que haja dispensado à questão a atenção que ela requer. Será que na terra estadunidense, com o seu avanço na informática, é tão árduo assim colocar um site sobre um programa de saúde (em fase de lançamento) e que interessa vivamente a um número tão grande de usuários ?

        Pois a senhora Sebelius, nas suas aparições públicas, inclusive perante o Congresso, não tem transmitido segurança.
       Compreende-se que, com encarregados de site da qualidade reunida pela Secretaria de Saúde, a alegria seja contagiante nas fileiras dos...  republicanos! Ao invés de suas teorias descabeladas sobre os desígnios do Obamacare, a gente do GOP (sem esquecer o Tea Party!) se está alapardando com as estranhices e as disfunções do site do ACA. Começam a achar que rende mais politicamente fustigar a ineficiência e a incompetência da agência encarregada – que parece não ter tido a sensibilidade política de atribuir a tão delicada questão a indispensável atenção e prioridade – do que seguir na velha e repisada trilha do ataque bolchevique que se esconde atrás da detestada (por eles republicanos)  Obamacare.

       Diante desta senhora confusão, cabe a pergunta: onde estás Barack Obama que não vens a público, tomando as providências que cabem ?
       Por outro lado, Angela Merkel resolveu desvelar o seu descontentamento com o fato de ser um dos alvos preferenciais  da nossa conhecida National Security Agency ! A Chanceler Merkel, pelo visto, assim como Dona Dilma, está zangada com o comportamento espioneiro da NSA. Afinal, a chefe do governo alemão não é exatamente uma inimiga de Tio Sam, para merecer esse tipo de tratamento.

       A dificuldade se agrava pela aparente falta de critério da NSA – ou de freio de parte de quem de direito – no que tange a aliados estadunidenses, como François Hollande, na França, e, para não esquecer, Dona Dilma Rousseff, do Brasil, que já reagiu com um protesto da tribuna das Nações Unidas, em uma senhora verrina (blistering attack) contra o amigo Presidente Barack Obama.

       Posto que não me pareça a maneira mais adequada para proteger-se das indiscrições sistêmicas da National Security Agency, ao deixar que o sistema extravase de tal maneira, o presidente americano, uma vez mais por não pôr cobro a uma atitude disfuncional, está trazendo água para o moinho de seus inimigos.
      Também aqui neste capítulo reponta a pergunta onde estás Barack Obama?   Não seria o caso de agir enquanto Presidente e pôr cobro tanto aos abusos na espionagem eletrônica, quanto a que se dê à Assistência Sanitária, um programa da maior importância para o Povo americano, a atenção e a prioridade que ele faz por merecer ?

      Assim como na questão síria, as indecisões de Barack Obama redundaram em proveito para adversários (como Vladimir Putin), cabe perguntar quando Sua Excelência mostrará pulso para pôr cobro às disfunções que pululam quando falta liderança ?

 

(Fonte: The New York Times )



[1] Lei da Reforma Sanitária Custeável

Nenhum comentário: