segunda-feira, 21 de outubro de 2013

Trincheiras da Liberdade (IX)

                                
NSA: Espiã compulsiva ?

 

         O  Ministro dos Negócios Estrangeiros da França, Laurent Fabius, convocou ao Quai d´Orsay o embaixador americano para protestar a respeito da denúncia do jornal Le Monde quanto à espionagem eletrônica pela National Security Agency  de milhões  de comunicações telefônicas de cidadãos franceses.
         Pelo visto, a França adota o modelo Dilma de reação contra as indiscrições da NSA. Quanto aos efeitos deste approach formalista, há sobejas razões para duvidar de sua eventual eficácia. Enquanto o material da construção herziana não tiver a solidez dos tijolos da fábula, tudo indica que a prática tenderá a continuar.
        No entanto, não é decerto boa política tratar nações amigas e antigas aliadas como se fossem inimigas. O Secretário de Estado John Kerry que passa hoje por Paris terá por acaso as gestões facilitadas?

 
Apesar das rezas, as assombrações continuam aparecendo


       Infelizmente, a orientação do atual presidente da RPC, Xi Jinping, vem mostrando, de forma consistente, que os novos líderes chineses não trabalham pela distensão política.
       Além de ressuscitar práticas maoístas com a encenação televisada de confissões – em geral de pecadilhos – de parte de próceres intermediários na nomenclatura do Império do Meio, como referido em blog recente, se passa agora para aperto mais enérgico. No universo chinês, tal pode ser considerado compreensível,  eis que não mais se trata de apparatchiks partidários. Enquanto cidadão comum,  joga-se nas masmorras chinesas o empresário Wang Gongquan, culpado de apoiar os direitos humanos, um delito muito grave na RPC.
      O advogado do empresário revelou que Wang, detido no mês passado sob a acusação de reunir multidão para comprometer a ordem em logradouro público, foi preso formalmente. É de assinalar-se que um amigo de Wang, o advogado Xu Zhiyong, foi preso em Beijing sob o mesmíssimo pretexto em julho último. O defensor de Wang presume que a polícia transformou a detenção em prisão formal para dispor de mais tempo na hercúlea de montar a peça de acusação contra o empresário.
      Dentre as acusações levantadas contra Wang, foi a de tentar criar condições, com dinheiro do próprio bolso, para acabar com barreiras discriminatórias, que colocam as crianças do meio rural em relação às citadinas em desvantagem em termos de formação educativa.


Revolução Síria – Conferência em Genebra


        Do otimismo inicial, que cercava a suposta inevitável queda de Bashar al-Assad, a revolução síria involuíu para outra fase, em que a oposição ao regime alauíta está fragmentada, e o tirano tem diante de si perspectiva menos sombria do que no passado.
       A divisão na oposição – com inúmeras áreas do conflito sob controle de radicais do al-Qaida e assemelhados – cria para a Liga Rebelde, que é a representante reconhecida dos opositores de Assad, um obstáculo considerável, eis que lhe tira credibilidade em termos de eventual negociação.
       Não é de hoje, por outro lado, que a conferência de paz em Genebra (a exemplo de tantas outras no passado e no mesmo local), de iniciativa do Kremlin, não passaria neste caso específico de uma armação para dar mais tempo à trinca de Assad, Rússia e Irã,  no seu intuito de derrotar os rebeldes.
      Embora o domínio de Bashar sobre o território sírio é questionável – até em Damasco existem áreas sob controle da revolução -, se essa Tríplice Aliança do Mal lograr reduzir ainda mais a representatividade da Liga Rebelde, e se tornar mais crível o avanço islâmico radical, estarão dadas as condições para uma escolha impossível entre o regime de Assad e a rede terrorista de Al-Qaida, o que na prática seria o fim da insurreição síria, conforme se configurara nos dois anos anteriores. Da luta pela liberdade restaria apenas a magna crise de refugiados e todos os problemas correlatos.
 

 
(Fontes: New York Times, Folha de S. Paulo)

Nenhum comentário: