quarta-feira, 29 de maio de 2013

Notícias direto do Front

                             
  O Coronavirus

        Na infindável cadeia dos vírus, aparece mais um, que, embora diverso, é da família do “Sars”, enquanto afeta as vias respiratórias.
        Há 40 casos do dito ‘coronavirus’, cerca da metade fatais. Este vírus seria originário da península arábica, aonde se acha a maior parte dos casos.  Estaria na macabra corrente de transmissão de animais para humanos.
        Por enquanto, os casos no Ocidente se concentram na Europa ocidental (França, Alemanha e Reino Unido).


A Confusão na Bolsa Família               

        Com o passar do tempo, se reforça a hipótese da responsabilidade da Caixa na confusão da Bolsa Família.
        Embora a probabilidade de que Dilma atenda à sugestão do pré-candidato Aécio Neves de que peça desculpas pela inepta acusação – feita pela Ministra Maria do Rosario, dos Direitos Humanos de que a oposição estaria por trás dos boatos sobre o programa – tenda para o zero matemático, as investigações da Polícia Federal já determinaram que não existe o número da central de tele-marketing alegadamente responsável pela difusão dos ‘boatos’ .
       Por outro lado, a alta direção da Caixa empurra a responsabilidade para o terceiro escalão. Há setores que pedem a cabeça do presidente da Caixa. De qualquer forma, depois da saraivada de declarações inexatas da alta cúpula do PT, incluída a Presidenta e Nosso Guia, caberia alguma mostra de seriedade e realismo crítico.

 
Reunião do ‘Copom’

       Para hoje está marcada reunião do Comitê de Política Monetária do Banco Central. Na previsão de Alexandre Schwartsman, especialista da Folha em assuntos financeiros, o incremento da taxa Selic seria de 0,5%.  Não obstante, a previsão do mercado de aumento das taxas de juros mais longas poderia ser, no seu entender, “quase que integralmente atribuído à piora da inflação esperada anos à frente. Essa inflação (...) não pode resultar de qualquer choque de curto prazo, mas sim da percepção de um BC cada vez menos comprometido com a meta da inflação.”

       A  conferir.


 D. Dilma perdoa dívida de US$ 900 milhões

        O colunista Elio Gaspari menciona o perdão de dívidas de doze países africanos pela Presidenta Dilma, no montante de US$ 900 milhões.
         Dada a cleptocracia imperante naquele continente – fato mencionado por Gaspari, mas infelizmente já de conhecimento público – semelha questionável que “o engajamento com a África tem um sentido estratégico”.
         As figuras da cleptocracia na África não existiriam sem a cumplicidade do Ocidente. Os exemplos do finado Mobutu, no Zaire, e de outros ainda vivos, como Denis Sassou Nguesso, do Congo-Brazzaville, não projetam exatamente imagem de intemerata austeridade republicana.
         De que serviria perdoar tais ‘dívidas’?  A quem aproveitam esses gestos generosos?

 

( Fontes:  Folha de S. Paulo,  O  Globo,  CNN )

Nenhum comentário: