quarta-feira, 22 de maio de 2013

Afirmações do Presidente do Supremo

                                  
              Não é a primeira vez que a imprensa ressalta assertivas bastante críticas do Ministro Joaquim Barbosa, Presidente do Supremo.
              Há três aspectos que deveriam ser aqui analisados: (1) elas procedem?; (2) em caso afirmativo, deveriam ser formuladas neste nível?; (3) é apropriada a escolha da linguagem?

(1)    Não é, decerto, a primeira crítica do Presidente Joaquim Barbosa. São severas, quando assinala como ‘notórias’ a ineficiência do Congresso Nacional e por ser “inteiramente dominado pelo Poder Executivo”. Tampouco poupa os partidos políticos do Brasil que são “de mentirinha”. Nesse sentido, aduz que “o grosso dos brasileiros não vê consistência ideológica e programática em nenhum dos partidos”.
Excetuada a observação de que o Congresso seja inteiramente dominado pelo Executivo – o que, s.m.j., não corresponde à realidade, dado o número de vezes em que – como, v.g., na votação do Código Florestal - muitas das posições da Presidência não prevaleceram, semelha difícil não concordar quanto à ineficiência do Congresso.  Nesse sentido, a chamada ‘judicialização’ semelha indicativo importante, eis que se reporta a uma assunção de competência pelo Judiciário por vácuo legislativo.
Embora a expressão ‘partidos de mentirinha’ deva ser atribuída ao contexto em que foi pronunciada, aí há dois pontos a distinguir: (a) o Supremo, ao derrubar o percentual mínimo a ser preenchido pelos partidos, terá contribuído para a atual situação farsesca, com a explosão de partidinhos e de legendas de aluguel; (b) no meu entender, há limite para a diversidade partidária, senão caímos exatamente onde estamos, em que se leva a pluralidade ideológica muito além do bom senso e do praticado nas grandes democracias, e, por conseguinte, tende a desmoralizar muitas das associações partidárias, por falta de representatividade.

(2)   Creio que o Presidente Joaquim Barbosa esteja desempenhando missão importante, ao vir a público e desvelar o que entende por aspectos dignos de crítica. Posto que tais ‘puxões de orelha’ se mostrem amiudados e que não seja usual a prática de um chefe de poder manifestar publicamente censuras e observações de índole crítica, no que tange a outro poder da República, tais iniciativas não deveriam ser, prima facie[1], contestadas eis que revestem óbvia utilidade, por expressarem opiniões que são compartilhadas por largos segmentos da sociedade.
Talvez, para garantir-lhes a respectiva eficácia, deva ser considerado pela autoridade que a contundência do juízo e a contribuição para o aperfeiçoamento das instituições dependerá da sua seletividade futura, para que tais intervenções não venham a ser desvirtuadas pelas partes atingidas, a pretexto de uma alegada banalização.

      (3)    A escolha da linguagem, como é de esperar-se, depende do público-alvo. No caso, os comentários foram proferidos durante aula em curso letivo ministrado pelo professor Joaquim Barbosa. Tal explicitação é necessária para sublinhar quem utilizava as expressões não era o presidente do STF, mas mestre universitário.

Não surpreende, de resto, que a mídia colha tais observações e as atribua não ao professor, mas ao presidente. Isso faz parte do jogo, mas não deve ser esquecido.
Por outro lado – e quiçá aqui de minha parte entre o vezo do ofício respectivo, que sempre há de constituir uma segunda natureza – esse tipo de comentário deveria, em princípio, ser vazado de forma cuidadosa, de maneira a que preencha os desígnios de expressar o pensamento de quem as reporte, mas de um modo que não enseje a sua incompreensão ou instrumentalização pela parte eventualmente atingida.
Mas isso talvez vá contrariar outra citação minha amiudada, quanto ao conhecido dito de Buffon[2] de que ‘o estilo é o homem mesmo’.

 

(Fonte: Folha de S. Paulo).



[1] À primeira vista.
[2] Georges-Louis Leclerc de Buffon (1707-1788), escritor e naturalista francês.

Nenhum comentário: