sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

Já é Campanha ?

                                              
          De  um lado, a alocução de Dilma Rousseff, que anuncia na TV queda de 18% na conta de luz dos particulares, e de até 32% para o setor produtivo (indústria, agricultura, comércio e serviços). Os percentuais são maiores do que os divulgados em setembro, também em rede nacional, e o prazo de vigência antecipado em treze dias.
         Se a frequência das aparições na TV começa a ser notada, críticas da oposição e da imprensa elevaram o próprio diapasão. Miriam Leitão na sua coluna assinala que a mensagem de Dilma seria reminiscente do princípio usado na propaganda oficial do governo Medici, que confunde crítica, ou análise que contrarie o discurso oficial, com falta de amor à pátria.
         Por sua vez, segundo nota assinada pelo presidente do PSDB,  o governo do PT ultrapassa “um limite perigoso para a sobrevivência da jovem democracia brasileira” e desqualifica “os brasileiros que ousam discordar de seu governo”.
        Para Sérgio Guerra, há uma “agressiva utilização do poder público em favor de uma candidatura e de um partido político”. Nesse sentido, frisa que a presidente se serve de rede nacional de rádio e TV “sob pretexto de anunciar, mais uma vez, a redução do valor das contas de luz, já prometida (...) há quatro meses e alardeada em milionária campanha televisiva paga pelos contribuintes”.
        Como o Tesouro vai bancar tal dispêndio ? Consoante refere a Folha, em manchete, o desconto na luz será pago com dívida do Paraguai. O desembolso previsto seria de R$ 8,5 bilhões em 2013.  Para cobri-lo, a União utilizaria receitas de Itaipu, pois há dívida pendente do Paraguai, no montante de US$ 15 bilhões.
       Uma das possibilidades volta a ser a inserção desse “crédito” para o BNDES. Para tanto, a fórmula seria os recebíveis futuros para esse Banco, com o que se anota uma participação crescente do BNDES em tais mecanismos (a exemplo de o que ocorre com as ‘capitalizações’ amiúde utilizadas no segundo mandato de Lula da Silva).
       Como se verifica acima, o governo Dilma Rousseff atuará não só para reduzir o dispêndio dos particulares, senão do próprio setor produtivo. Um ponto a ser esclarecido quanto a esses 32% à conta do Tesouro, é a sua definição. À primeira vista, tal aporte poderia ser questionado na Organização Internacional do Comércio como se fora eventual subsídio, com os litígios subsequentes.
       No contexto, e dada a heterodoxia dos mecanismos desenvoltamente utilizados pela gestão Dilma-Mantega das finanças brasileiras, o continuado recurso à inserção na contabilidade oficial do BNDES não mais desperta a atenção que deveria.
      Por outro lado - e esta é uma triste característica do governo Dilma Rousseff – os índices da inflação continuam em alta. Na salada dos índices, o IPCA-15, prévia da inflação oficial do país, teve alta de 0,88% em janeiro, ficando acima dos 0,69% de dezembro, consoante o IBGE.
     Essa alta inquietante não é decerto para celebrar. Foi a maior do mês desde 2003, quando chegara a 1,98% (era o primeiro ano do governo Lula, e o mercado ainda temia uma recaída da carestia sob a nova administração petista).  Já em doze meses, a inflação ficou em 6,02%, portanto acima dos 5,78% dos 12 meses imediatamente anteriores.  
        Como se verifica, a alça dos preços fica assim mais longe do centro da meta de IPCA do governo, que é de 4,5%.  Já em janeiro de 2012, a taxa fora de 0,65%.
        No governo Dilma, o centro da meta da inflação tem sido rotineiramente ultrapassado pelo seu extremo superior. Na luta contra o dragão, o Banco Central e o seu comitê de política monetária (Copom) não mostram a disposição anterior, ainda que matizada, de alguma autonomia no controle das contas.
        Qualquer ilusão nesse sentido foi de pronto dissipada no início do governo Dilma Rousseff, com a nova administração do Banco. Malgrado a elevação das taxas, não há indícios de que o BC recorra à taxa Selic na luta anti-inflacionária. Tampouco o sistema de metas semelha funcionar.
       No paraíso do micro-gerenciamento de D. Dilma, a pergunta que não quer calar é se haverá espaço para um combate crível ao dragão, cuja hedionda presença os brasileiros (e brasileiras) principiam a sentir em toda parte.

       Será que o Plano Real vai também virar retrato na parede ?

 

( Fontes:  O Globo, Folha de S. Paulo )          

Nenhum comentário: