quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Picadinho à Brasileira

                                               

Horário Eleitoral

 

         Começou ontem o horário eleitoral, com Aécio Neves criticando Dilma Rousseff e poupando o governo Lula, a Presidenta fazendo macarronada, e o programa do PSB, com declarações do candidato falecido Eduardo Campos. Espera-se que, com a designação do Vice Beto Albuquerque, do PSB gaúcho, a situação da candidatura Marina permita a entrada na campanha, tanto na tevê, quanto nos palanques com a possível brevidade.

         Adotando outro tom que o do Vice-presidente Roberto Amaral, Beto Albuquerque – que tem o aval da viúva e de aliados de Campos em Pernambuco – afirmou que não será necessária ‘carta-compromisso’ de Marina para assegurar que serão mantidos os projetos defendidos por Campos e as alianças estaduais.

          Nesse sentido, para o candidato a vice, o programa de governo já será suficiente.

          A reunião da Executiva Nacional do Partido Socialista Brasileiro se realizará hoje e assim se preencherá a exigência da Justiça Eleitoral quanto à designação da nova chapa, tornada necessária pelo desaparecimento do governador Eduardo Campos.     

          Além dos presidenciaveis, que iniciam a campanha pelo chamado horário eleitoral gratuito, o telespectador teve também a oportunidade de reencontrar  o nível habitual nos campos das candidaturas legislativas, com os previsíveis resultados no Ibope.

 

 

Debate da tv Bandeirantes  para Governador do Rio

 

 

             Como seria previsível, o governador em exercício, Luiz Fernando Pezão (PMDB)  foi objeto de críticas dos demais candidatos.

              Garotinho (PR), que, por ora lidera as pesquisas, bateu na tecla da crítica ao governador em função. Segundo ele, o “governo (Pezão) está praticando o maior processo de terceirização e privatização do estado de todos os tempos”.

               A respeito de outra crítica de Garotinho – que questionou  Pezão sobre processos abertos no Tribunal de Contas da União, Ministério Público Federal, Ministério Público Estadual e Controladoria –Geral da União, por conta de verbas do governo federal que, supostamente, não teriam sido aplicadas para “fazer casas, encostas e pagar aluguel  social”, replicou Pezão que foi “o primeiro a chegar depois do Corpo de Bombeiros. Estamos fazendo 1.300 residências. Fizemos 1900 indenizações, Fizemos mais de 60 encostas. Não tenho processo no TCU. Não me arrependo de nada do que fiz na Serra.” Mais adiante, retorquiu o Governador Pezão: “Engraçado você, Garotinho, ter falado de processo, logo você, um homem com um histórico cheio de processos no Tribunal Regional Eleitoral.”

        Por sua vez, também Lindbergh Farias (PT) – que é o último dos candidatos do primeiro pelotão (Garotinho, Crivella, Pezão e Lindbergh) – fez o seguinte ataque a Garotinho: “Queria me dirigir ao Garotinho, que governou Campos por vários mandatos, cidade que recebe mais de R$ 1 bilhão de royalties por ano. E Campos está em último lugar no Ideb (índice de desenvolvimento) na região Sudeste. Eu me envergonharia desses números”.

        A par disso, o candidato  Marcelo Crivella  (PRB) afirmou que “a segurança chegou ao ponto de um completo descalabro. É preciso aumentar contingentes, é preciso treinar esses homens e ter uma corregedoria.” Nesse contexto, Crivella tem batido bastante na tecla da segurança. No entanto, nem sempre de maneira feliz, como no tropeço dos desempregados na baixada que vão assaltar na cidade do Rio, o que terá causado a sua súbita queda nas pesquisas.

              Quanto ao Metrô, é de assinalar-se a intervenção de Tarcísio Motta do PSOL: “A questão é que o atual governo fez uma gambiarra na Linha 1 do Metrô, criou um desvio. Se já era um metrô que não trabalhava em rede, fizeram com que virasse um metrô tripa”.

              Com efeito, por influência da Administração Sérgio Cabral acentuou-se o desenvolvimento em linha do metrô, que não é o adequado, como os grandes metrôs da Europa e Estados Unidos o demonstram amplamente.

              É necessário tornar a rede do metrô realmente uma rede e não um metrô-tripa, como é atualmente, na frase de Tarcísio Motta.

 

 

Tortura de Miriam Leitão

 

 

              Miriam Leitão, que admiramos pelas suas judiciosas avaliações econômico-financeiras em sua coluna de O Globo – e que foi objeto há pouco da baixaria de um ataque (até hoje não devidamente esclarecido) no seu perfil na Wikepedia – volta ao noticiário com a divulgação de pesada tortura sofrida no regime militar, no final de 1972.

             Então militante do PCdoB, Miriam foi presa em Vitória, Espirito Santo, no final de l972.

             Além de espancamentos, simulações de fuzilamento e ameaças de estupro, Miriam Leitão foi torturada com cães pastores alemães e uma cobra jibóia. 

             O sadismo de submeter a jovem estudante, então grávida de seu primeiro filho, a ficar em uma cela às escuras, nua, e na companhia de uma jiboia, chega a desafiar a imaginação, pelo sadismo cruel que o move, e pela provação que vai muito além de uma tortura. 

             É importante que esses episódios venham à luz, para que a posteridade conheça esses inauditos sacrifícios a que foram submetidos pessoas de todas as idades, com a ênfase nos jovens.

            Manter-se uma jovem em câmara escura na cercania de uma jiboia, que ela sequer podia enxergar, é provação indizível. Sua perversidade em levar  ser humano aos extremos da insegurança por um perigo que cresce no soez embrulho das trevas vai muito além na criação do pavor de o que imaginar se possa em termos de tensão emocional e do temor de uma ameaça próxima - que a despeito de conhecida - se transforma em verdadeira antecâmara da loucura, pela impossibilidade de localizá-la no espaço, ainda que próximo.

            Em longo depoimento dado ao jornalista Luiz Cláudio Cunha, e divulgado no portal “Observatório da Imprensa”, Miriam detalhou o que sofreu no quartel capixaba, cujo chefe de torturadores tinha o codinome de Pablo, o mesmo adotado pelo tenente-coronel Paulo Malhães, morto em abril último.

           

 

(Fontes:  O  Globo, Folha de S. Paulo )      

Um comentário:

Unknown disse...

O Garotinho no debate da Band e nos outros debates só sabe atacar o Pezão. Onde já se viu um candidato ao invés de defender as suas propostas, somente atacar o outro. Pezão virá com tudo pra cima do Garotinho.