quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Mensalão & Eleições


                                    
 Condenados Dirceu e Genoino

         Conforme seria de esperar, o ex-chefe da Casa Civil do primeiro Governo Lula da Silva, José Dirceu, foi condenado por oito votos a dois. Também no capítulo ´corrupção ativa´, e por nove votos a um, o tribunal incriminou ao ex-presidente do PT, José Genoíno.
        No caso de Dirceu, foi absolvido pelo revisor, Ricardo Lewandowski e por Dias Toffoli. Quanto à procedência de tais votos, Chico, em O Globo, fez memorável caricatura no que tange à consistência do pronunciamento do Ministro revisor; e quanto a Toffoli,  a sua participação no julgamento, pelos seus laços com o PT (e o próprio Dirceu) já seria pelo menos questionável.
        Como no velho Oeste,  a resposta do PT é  a de formar o círculo em torno dos acossados companheiros. Em clima emocional, a inocência de José Dirceu e José Genoíno foi reiterada. Aplaudidos pelo Diretório Nacional do partido do governo, por ora o apoio se cingiu a manifestações sem outras medidas. Genoíno voltou  a declarar-se inocente, dizendo “não se envergonhar de nada”. Não obstante a firmeza da assertiva, anunciou que deixará o cargo de assessor especial do Ministério da Defesa.
         Também foi previsível a reação do ex-presidente Lula da Silva. As declarações de Marcos Valério (V. a reportagem da revista VEJA) o colocam sob incômodas luzes. Após as eleições – a par da negação, a prudência semelha a estratégia recomendável a ser seguida pela direção partidária. Por ora, choradeira à parte, seria melhor não brincar com o fogo, no caso a opinião pública (que não é boba).
         Mais tarde, quem sabe ?, seria a vez de mostrar os dentes. Nesse contexto, voltaria a tentativa de ´regulação da mídia´ (recordam-se do engavetado projeto do ministro Franklin Martins ?) e até uma luta pela reforma do Judiciário.              
        Ao invés de reclamar da sorte e de culpar o juiz, o torcedor do PT deveria, como no conto famoso, tomar um gole de laranjada, e acalmar-se. Afinal, o juízo da Ação Penal  470 se realiza em total transparência, e dele participa maioria de ministros nomeados por dois presidentes do Partido dos Trabalhadores. Esbravejar contra o processo e seu caráter democrático fica cada vez mais difícil.
 

         Eleições em São Paulo

          Uma primeira pesquisa Datafolha mostra Fernando Haddad (PT), na frente, com 47% das preferências, seguido de José Serra, com 37% (PSDB).  Por sua vez, o derrotado Celso Russomano (PRB) afirma, por enquanto, que não apoiará ninguém.
          A campanha de Serra tentará motivar o eleitor de Russomano. Segundo consta, este último se teria sentido pessoalmente agravado pelos ataques recebidos de Haddad.  Para o PSDB, haveria aí terreno propício para, se não um apoio específico, um viés de simpatia para o candidato tucano.
          Inicia-se a disputa do segundo turno. Serão determinantes os diversos debates e a eventual repercussão do mensalão nesta eleição. Quanto ao papel de Lula e Dilma, resta uma interrogação. Terá condições o primeiro de carregar o ´poste´ Haddad para a vitória? E a aparição de d. Dilma, que em Minas não valeu para livrar da derrota Patrus Ananias, terá porventura agora algum peso na Pauliceia ?
 

 
( Fontes: O Globo, Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: