quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Carta aberta para Roberto Dinamite, Presidente do Vasco da Gama


                           
                   
          Não é com prazer que lhe dirijo mais esta carta. O que pensa do senhor a torcida vascaína lhe tem sido expresso no estádio de S. Januário com a franqueza do povo.
           A princípio, eu relutava em concordar. Porque o seu passado como jogador e ídolo dessa mesma torcida me dava a esperança de que, de alguma forma, Roberto Dinamite voltaria a evidenciar a  paixão pelo Vasco, suas glórias e tradições.
           No entanto, com o transcorrer das semanas e meses os fatos se foram firmando.
           A pergunta inicial incomoda: por que,  ao invés de reforçar a equipe, o senhor a desmantelou ? Com efeito, iniciáramos o campeonato brasileiro dispondo de um plantel que garantiu quatro vitórias seguidas ao Vasco, o que nos augurava um desempenho promissor.
           Aí,  por força de sua orientação, começaram os tropeços. E a que se deve o fato de gradualmente nos afastarmos dos vanguardeiros, logo cedendo ao Atlético Mineiro a liderança que de resto o team de Ronaldinho Gaúcho manteria durante todo o primeiro turno ?
            A direção das demais equipes do pelotão da frente têm uma política sensata: na medida do possível, reforçar o plantel, pela simples circunstância de que o Campeonato Brasileiro constitui autêntica prova de resistência, e se o time almeja a primeira colocação, ou situar-se no pelotão da frente, ele carece de  formação com bons valores em todas as posições, além de razoável banco de reservas. Com o número de jogos – a que muitas vezes se devem agregar as partidas da Copa Libertadores ou da Sul-Americana – nenhum time terá chances reais se nâo atender a esses requisitos básicos.
            No capítulo, Presidente, o senhor resolveu inovar às avessas. Ao contrário de reforçar ou pelo menos manter a qualidade do plantel com que o Vasco iniciara o campeonato,  o que fez ?  Na prática decidiu desmontar o time, desfazendo-se de uma série de jogadores da melhor qualidade como Fagner, Rômulo, Diego Souza, Bernardo e muitos outros ! 
             Pelo desatino dessa estratégia de enfraquecer a equipe, considero até um quase milagre que o CRVG, depois da derrota de ontem, em São Januário, contra o São Paulo, ainda esteja pendurado em precaríssima quarta colocação, com um solitário ponto de vantagem em relação ao mesmo São Paulo ! Se o torcedor sempre espera pelo melhor, o que ele poderá dizer de sua irresponsabilidade e/ou incompetência em negar ao Vasco  esquema mínimo para defender a sua tradição ?
             Com o seu desgoverno, o senhor está transformando o grande Vasco em um time pequeno que nunca estará em condições de ambicionar um título, seja o aperitivo do estadual, seja o nacional ?
             O time pequeno é o que se desfaz de seus valores, grandes e médios, porque precisa fazer caixa...  O senhor deveria saber que a qualidade da equipe é a sua melhor garantia para tornar-se campeã.  Não é vendendo o capital que o Vasco irá crescer. Essa é a fórmula dos néscios ou dos irresponsáveis, por ser o caminho mais rápido para a decadência, o afastamento e o encolhimento de nossa grande torcida, e por aí afora. Se não posso crer que seja este o seu objetivo,  a sua conduta e os resultados consequentes do Vasco dão à torcida tal impressão que com o tempo se vai transformando em certeza.
               Depois da desastrosa administração de Eurico Miranda, a torcida esperava uma nova diretoria que resgatasse o clube da situação em que se encontrou, tão adequadamente refletida  pela queda para a Segunda Divisão. Será que depois de toda a luta para sair da Segundona, o único título que o Vasco reterá de sua gestão será justamente o de campeão da Segunda Divisão ?

               Cordialmente,

                Mauro  M.  de  Azeredo

Nenhum comentário: