quarta-feira, 11 de abril de 2012

Santorum suspende campanha

                             
       Rick Santorum, de forma inesperada, interrompeu a sua participação nas  primárias. A razão aparente foi a doença da filhinha, de três anos, que fora hospitalizada com pneumonia. A menina sofre da anomalia genética, nasceu com três cromossomos 18, quando o normal são dois. É uma afecção grave, a que poucos sobrevivem além do primeiro ano de vida.
       As razões políticas estão sobretudo na inflexão negativa de seu apoio na próxima prévia, a 24 do corrente, na Pennsilvania. Sendo o estado natal de Santorum, em que exerceu dois mandatos de senador até ser derrotado em 2006, lá uma eventual derrota seria desastrosa para o prócer conservador.
       As instâncias da direção partidária se tinham avolumado após o endosso por Jeb Bush, ex-governador da Flórida, da candidatura Romney, com o chamado para que cessasse a luta intestina no GOP, haja vista o apoio majoritário dado ao ex-governador de Massachusetts. Com a manifestação no mesmo sentido do candidato republicano em 2008, o senador John McCain, a pressão do estamento terá pesado na decisão de Santorum.
      Sem embargo, o prócer conservador, de 53 anos, que saíra da lanterninha entre os pretendentes republicanos, e que, por um período, fora o direito nas pesquisas nacionais, não renunciou  formalmente à postulação, preferindo declará-la suspensa.
     Tal procedimento terá sido tomado por mais de um motivo. A exemplo do que fez Hillary Clinton, terá maior liberdade para saldar as dívidas da campanha.Por outro lado, não libera  seus delegados. Conquistara 281 e a maioria deles (197) está obrigada a votar no candidato Rick Santorum, a menos que este os libere formalmente. Com a suspensão da campanha, ele a mantém formalmente ressuscitável,  e terá assim massa de manobrar junto ao candidato majoritário, Mitt Romney.
      O précandidato da linha conservadora, após suspender a campanha, malgrado as suas onze vitórias nas primárias, assegurou que não terminara de lutar. Tampouco citou o rival Romney em suas palavras.
     Este já principiara os ataques negativos através da mídia contra o ex-senador pela Pennsilvania. Com a doença de Bella, a filhinha  de Santorum, Romney preferira interrompê-los, sobretudo pela acrescida repercussão negativa que teriam contra a sua própria postulação, caso ocorresse algo de mais grave com a caçula do ex-Senador.
     Poucos minutos após o anúncio formal de Santorum da suspensão da campanha, Mitt Romney divulgou comunicado em que descreve o rival  como ‘competidor capaz e valoroso’,  o parabeniza pela campanha e não deixa de  pedir a união partidária contra Barack Obama.
     Com a virtual saída de seu principal contendor, Mitt Romney fica na solidão acompanhada de Newt Gingrich (dito conservador) e Ron Paul (libertário).  Este último, desde o princípio corre em faixa própria, com o único escopo de influir na plataforma da Convenção de Tampa, na Flórida. Já Gingrich, a despeito de suas vitórias em estados sulistas, já não mais representava ameaça a Romney, com as suas fracas votações (que apenas sangravam o afluxo de votos a Santorum). Se este ainda não renunciou, nada parece indicar que pretenda levar adiante a postulação.
       Diante do acima referido, Mitt Romney deverá chegar à Convenção em situação similar à de seu adversário em seis de novembro p.f. Com efeito, se a saída na campanha de Hillary foi posterior, em termos cronológicos à de Santorum, fez com que Barack Obama entrasse  como o candidato à Presidente do Partido Democrata, na Convenção, a que restava apenas a formalidade de sancionar-lhe a candidatura, a par de escolher o seu companheiro de chapa.
      Em princípios de abril, excetuados desenvolvimentos imprevisíveis, tal semelha ser o mapa da progressão da chapa republicana. Vencido o único adversário restante de peso na militância partidária, restaria agora a Mitt Romney costurar a sua chapa. Tem para tanto duas opções: ou pré-designar para os delegados convencionais a sua candidata preferida (como ocorreu com John McCain, indicando a Sarah Palin), ou, como procedeu Adlai Stevenson, o democrata designado para enfrentar Dwight Eisenhower, abrindo a decisão para a Convenção, o que levou à indicação de Estes Kefauver.      Dois casos, como se haverá de notar,que não contribuíram para o triunfo das chapas respectivas.



( Fontes: O Globo, Folha de S. Paulo, International Herald Tribune )  

Nenhum comentário: