quarta-feira, 4 de abril de 2012

A nomination já é de Romney ?

                    
         Um primeiro exame dos resultados de ontem, levaria à aparente conclusão que Mitt Romney deve ser considerado como o virtual candidato presidencial do GOP. Com efeito, as três primárias de Wisconsin, Maryland e no Distrito de Columbia assinalam a vitória do ex-governador de Massachusetts. Por outro lado, Romney alcança mais da metade do total de 1144 delegados, que é o número necessário para arrebatar na Convenção de Tampa a colimada designação para a candidatura à Casa Branca, na chapa republicana.
        Em função dessa performance, o exultante Mitt Romney escolheu como destinatário de seu discurso o próprio Presidente Barack Obama, julgando-se já em condições de dirigir-se ao respectivo antagonista nos comícios da terça-feira, seis de novembro. Sob o coro dos próceres e maiores do Partido Republicano que, após o sinal dado pelo ex-governador da Flórida, Jeb Bush, acorreram pressurosos para a antecipada aclamação, o moderado Romney semelha considerar, na prática, ultrapassada a fase das primárias, e, por isso, solenemente ignora o seu principal adversário, o ex-Senador Rick Santorum.
        Estará realmente virada a página da luta intrapartidária, como o entoa um coro respeitável, formado não só por tantos dirigentes do GOP – que não desejam perder a oportunidade de agregar-se ao líder da corrida interna e aparente ganhador – senão pela própria mídia, como o demonstram artigos e declarações dos principais correspondentes ?
       Para responder tal pergunta, carecemos de examinar os percentuais obtidos por Romney e Santorum nas três primárias. O ex-Governador de Massachusetts arrebatou todos os dezesseis delegados do Distrito de Colúmbia (Santorum não estava inscrito). Em Maryland , Romney teve 49%, Santorum 29%, Gingrich 11%, e Ron Paul, 10%.
       Por fim, no estado mais importante, Wisconsin, Romney obteve 42%, Santorum 38%, Ron Paul 12% e Gingrich 6%.
      Nas vésperas da votação de ontem, Mitt Romney deixou claro que já se considerava na prática o nominee, galardoado que fora por boa parte da direção do GOP. No seu entender, portanto, toda a disputa intrapartidária não tinha mais sentido, e se deveria passar, o quanto antes, para a fase do candidato virtualmente selecionado, o que reverteria em favor do interesse partidário de não desperdiçar esforços em uma batalha já decidida. O quanto mais cedo se passasse para o combate com o candidato democrata, tanto melhor.
      A tais conselhos, na aparência fundados no bom senso, o ex-Senador Rick Santorum perguntou por que, se estava tão seguro do triunfo, dispendia Romney tantos milhões em propaganda negativa em Wisconsin dirigida contra ele, ex-Senador pela Pennsilvania.   
      Na verdade, Mitt Romney se prevalece de  situação um tanto equívoca. Excetuado o Distrito de Columbia onde não concorreu, os totais de Santorum – destinatário do voto conservador – tem sofrido, de forma sistemática, a sangria dos sufrágios destinados a Newt Gingrich. O ex-Speaker concorre na mesma faixa do ex-Senador pela Pennsilvania. Nas duas primárias de Wisconsin e Maryland, os sufrágios dirigidos a Gingrich foram suficientes para diminuir, de modo sensível, o total de votos de Santorum (como ambos se proclamam conservadores, a divisão das preferências só pode resultar em prejuízo para o candidato que reuna melhores possibilidades, como é o caso de Rick Santorum).
       Assim no Wisconsin, os seis por centos desviados para Gingrich foram o bastante para inviabilizar a vitória de Santorum  no estado, eis que reuniria 44% contra os 42% do moderado Romney. Já em Maryland, a saída de Gingrich não impediria o triunfo de Mitt, mas tornaria a disputa bastante mais apertada: seria Romney 49%  e Rick Santorum 40%.
      Como se verifica, a permanência na campanha de Newt Gingrich, mesmo sem nenhuma possibilidade real de colher a nomination, o tem transformado numa espécie de grande eleitor de Mitt Romney. Cindindo o voto conservador, Gingrich, na realidade, tem assim contribuído de forma determinante para que as vitórias do ex-governador de Massachusetts pareçam muito mais nítidas do que na verdade o são.

     

( Fontes: CNN, International Herald Tribune )

Nenhum comentário: