quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Os últimos redutos de Kaddafi

                      


        Para surpresa e algum desconcerto de parte da Liga rebelde, a despeito do prolongado assédio ainda não lhe foi possível desbaratar os dois derradeiros enclaves de o que resta das forças do coronel Kaddafi.
        Com efeito, malgrado os muitos anúncios da iminência de sua queda, seja a cidade costeira de Sirte, seja o núcleo urbano no interior desértico de Bani Walid, resistem às investidas dos contingentes rebeldes.
       Para explicar o fenômeno, há vários  fatores que para tanto contribuem. De início, a falta de maior preparo militar dos grupamentos rebeldes para lá enviados. No pressuposto de que a defesa das duas aglomerações urbanas remanescentes sob o controle do antigo regime não teria mais perspectivas militares, a primeira fase dos ataques rebeldes se marcou por repetidos malogros, diante do superior poder de fogo dos partidários do coronel.
       Por outro lado, dada sua falta de alternativa, a concentração de armamento militar, inclusive pesado, e a disposição dos defensores, que reúnem tropas regulares e mercenários, tem sido possível até o momento neutralizar as investidas dos rebeldes.
      Por fim, em se tratando de aglomerações urbanas, os bombardeios da Otan não podem ser utilizados com a eficácia de outras paragens, dado o forçado envolvimento da população civil que se torna sob muitos aspectos um virtual escudo para as forças de Kaddafi.
     Por conseguinte, a tática dos grupos de combatentes ligados ao ditador é a de impedir a fuga dos civis, atendida a sua importância para estorvar o avanço dos rebeldes. Empregando também caminhonetes pick-up eles aterrorizam os residentes, matando alguns e intimidando a muitos outros. Tem igualmente sido proficientes em manter abertas vias de abastecimento.
     Conquanto as forças do Conselho Nacional de Transição excluam a possibilidade de que a resistência nesses dois núcleos possa irradiar-se para outras cidades,  sua persistência, após a queda de todas as demais aglomerações, não deixa de inquietar a aliança, na medida em que a sua própria permanência no terreno constitui embaraçosa situação para a Liga.
    Depois de contar com a assistência da Otan, dada a sua inviabilização para intervenções determinantes, as tropas dos rebeldes têm de arrebatar os dois redutos de Kaddafi em condições de luta urbana. Como esse tipo de conflagração favorece a resistência, os contingentes rebeldes terão de evidenciar maior preparo e coordenação, se desejam que os seus repetidos anúncios de próxima vitória sejam eventualmente corroborados pela neutralização dos desesperados defensores.



( Fonte: International Herald Tribune )   

Nenhum comentário: