domingo, 27 de dezembro de 2009

Colcha de Retalhos XXXI

Avaliação do Congresso

A pesquisa do Instituto Datafolha divulgada hoje registra avaliação dos parlamentares pelo público de 40% como ruim/péssimo, 39%, como regular e sómente 15%, como ótimo/bom.
O Congresso sofre maior reprovação – de 48% - nos entrevistados com renda familiar superior a cinco salários mínimos. Para aqueles com renda familiar de até dois salários mínimos, os parlamentares são avaliados em 34% na faixa do ruim/péssimo.
Já entre os entrevistados com nível superior de escolaridade, a rejeição do Congresso é de 47%. Apenas 8% deste segmento classificam-lhe o desempenho como ótimo/bom.
Dentre aqueles com nível fundamental de escolaridade, a avaliação negativa é de 36%, ao passo que 17% declaram que o desempenho é ótimo/bom.
Assinale-se que, com o arrefecimento da crise do Legislativo – que se manifestou de forma mais acentuada no escândalos do Senado (atos secretos, Sarney, etc.) – os índice em dezembro se afiguram menos ruins do que em agosto, quando a avaliação geral ruim/péssimo estava em 44%.
Não constitui surpresa, de resto, que quanto mais alta a escolaridade, mais severa tende a ser a avaliação do Congresso. Grosso modo, o mesmo critério se aplica em relação ao nível de renda. Também aqui, quanto mais alto, menos favorável.
Por outro lado, o viés negativo é mais pronunciado nas regiões metropolitanas do que no interior, embora a diferença na avaliação seja de apenas 4 pontos.
Finalmente, sob o aspecto das regiões geográficas – em que os critérios da escolaridade e da renda se refletem – é o Sudeste que tem a avaliação mais negativa do Congresso (43%). Seguem as regiões Sul (40%), Nordeste (37%) e Norte/Centro-Oeste (33%).
( Fonte: Folha de S. Paulo)

Os Penhascos do Mar do Japão

No mar do Japão, as formações rochosas que avançam sobre as águas agitadas podem revestir-se de austera, despojada e, no entanto, imponente beleza. São imensas paredes que se esgueiram entre as ondas, dir-se-íam portentosas ruínas de antigas muralhas, caindo de suas tortuosas ameias até as nervosas e frágeis escumas da arrebentação em mergulhos de até trinta metros de altura.
A agreste presença das falésias, em meio ao clamor das vagas, nos angulosos espaços de mãe natureza, é uma visão diferente, em que as extensões solitárias do oceano realçam e contornam a singular, ambígua e desnudada beleza das rochas e dos elementos, esta caprichosa massa informe moldada, no compasso dos milênios, pela violência das ondas, dos ventos e das intempéries.
Os penhascos de Tojimbo atraem muitos visitantes. São turistas que vem mais de longe do que de perto, para visualizar as estranhas formas que podem surgir do encontro do mar e da montanha.
Sem embargo, esses viajantes curiosos não são os únicos que acorrem ao sortilégio daqueles rochedos. Em menor número decerto, mas igualmente resolutos a palmilhar as sendas talhadas na pedra, até alcançar-lhe os topos ventosos, chegam outras pessoas.
Ao contrário da habitual imagem do turista, que o japonês há de epitomizar, com a máquina fotográfica em punho, esse afluxo se veste de uma discrição extrema, como se, em tal lugar, só houvesse espaço para a maravilha dos penhascos.
Assim, eles chegam, vindos não se sabe bem de onde, e, como se sentissem intrusos em festa alheia, vão procurar recantos longe das vistas dos grupos buliçosos, que, qual rebanho, seguem os ditames e a vara do guia.
Existe ali alguém que, sem conhecê-los, percorre amiúde as trilhas de pedra, seguro de que os distinguirá prontamente.
O polícia aposentado Yukio Shige vê vulto solitário, levemente encurvado, sentado à borda do precipício. Com a naturalidade de uma rotina, ele se acerca e puxa conversa com o estranho. Não tardará muito para que o homem comece a chorar, sensibilizado por quem se interessa pelos seus problemas.
Agora, o senhor Shige tem 77 voluntários que o auxiliam nessa patrulha dos penhascos de Tojimbo. Ora oferecem alimento, abrigo e mesmo ajuda na busca de emprego.
Nesse particular, as estatísticas da sociedade japonesa são uma chaga aberta. Essa brutal e para muitos incompreensível interrupção da vida atingiu em 2003 a marca de 34.427. Pela incidência deste ano velho, há temores que o macabro recorde seja ultrapassado.
Yukio Shige luta com dificuldades. Os seus esforços não são bem recebidos pela comunidade local, a ponto de a associação de turismo da região ter recusado o seu pedido de inscrição.
Confundem o mensageiro com o problema, e pensam talvez que afastá-lo – e com ele os seus voluntários – contribuirá para desviar as atenções.
Afinal, os rochedos de Tojimbo constituem imagem inesquecível, de que os visitantes guardam para sempre a memória.

(Fonte: International Herald Tribune)

Nenhum comentário: