segunda-feira, 21 de maio de 2012

Notícias do Front (20)

                                      
Desanda a CPI do Cachoeira

      Certeira a avaliação de Merval Pereira, em sua coluna de ontem n’O Globo: ‘O flagrante da mensagem do deputado petista Cândido Vaccarezza garantindo imunidade ao governador do Rio, Sérgio Cabral, é mais uma confirmação de que essa CPI do Cachoeira está se revelando o maior erro dos últimos tempos do grupo político que está no poder’.
     Os seus mentores – o ex-presidente Lula e José Dirceu -, sôfregos na busca de seus objetivos, tiveram a sorte de os que se aventuram a pescar em águas turvas. Espanta que políticos tão calejados tenham avançado nesse terreno, dados os notórios efeitos provocados por tal exercício para o governo em funções, no caso o da correligionária  Presidente Dilma Rousseff.
    O DEM já estava acuado pelas revelações acerca do Senador Demóstenes Torres. O problema é que a investida contra o governador de Goiás – e desafeto de Lula – fatalmente arrastaria o do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, e o próprio Sérgio Cabral, do Estado do Rio, exposto pelo blog do Garotinho.
    Ao blindar os três governadores, o acordo entre oposição e governo, se torna mais do que óbvio. A cereja do bolo é a não-convocação de Fernando Cavendish.
    A nave está igualmente fazendo água no intento de desestabilizar o promotor do mensalão, o Procurador-Geral Roberto Gurgel, assim como na ofensiva contra a revista Veja, com o escopo, quem sabe, de favorecer legislação de controle da mídia. Sem falar nos esforços de atrasar o julgamento deste ‘processo do século’, que também deu chabu, ao levar o revisor, Ministro Ricardo Lewandowski a anunciar que pretende apresentar seu voto ainda neste primeiro semestre.
    Talvez as coisas tenham saído ao revés, porque os idealizadores da CPI se deixaram conduzir pelo corcel da paixão e, ao destapar o frasco, não avaliaram com o peso e atenção devidos  os demais espíritos que o seu desejo de vingança fatalmente liberaria.
 

Beijing passa a outrem a conta de Chen Guangchen


    A foto de risonho Chen e de sua mulher, Yuan Weijing, reflete o alívio da tensão exitosamente atravessada e vencida. No entanto, a causa do problema de certa forma persiste, eis que o aparelho repressivo da ditadura chinesa se lança contra a rede de parentes e amigos do dissidente.
    Chen voou para os Estados Unidos, logrando levar o núcleo familiar. Para o PCC chegou a hora, no entanto, de punir os  que o tinham ajudado na empresa de desvendar a ilegalidade de um cárcere que constrangia sua pequena família.
    Se a liderança do Partido Comunista Chinês teve de engolir o trago amargo de sua fuga, as mesquinhas retaliações distribuídas àqueles que tinham tornado a façanha possível valem sobretudo como espécie de política de deterrência contra novos episódios do gênero.
      Um pássaro logrou fugir do ninho. Mas as regras vigentes na gaiola do Império do Meio não mudaram. E para que não subsistam dúvidas, os carcereiros-mor tratarão de infernizar a existência de muitos, na ilusão de os dissuadir de novas empresas.
     Não sabem eles, coitados, que a liberdade, chama que pode até queimar quem obedece suas pulsões, ressurgirá sempre, gloriosa na sua subversiva promessa.



O  Atraso no flagelo do Amianto


     Esta fibra, muito utilizada no passado, no fabrico de telhas e de caixas, e de outros materiais, somente agora tem o seu caráter de real ameaça cancerígena plenamente desvelado no Brasil.
    Desde muito, o amianto deixara de ser utilizado no Ocidente, pela comprovada toxicidade de suas fibras que, uma vez desprendidas, podem ser inspiradas pelo aparelho respiratório, com a sua localização nos pulmões dos infelizes.
    Às altas indenizações decretadas pela Justiça, decerto as pobres vítimas prefeririam dispensá-las em troca da saúde. Nesses termos, a decisão do Supremo Tribunal Federal que venha por fim banir o amianto não deve tardar, por mais que ela se tenha feito esperar pelo longo período de exposição causado pela ignorância do convívio com esse grave perigo.
 


(Fonte:  O  Globo)

Nenhum comentário: