sábado, 17 de agosto de 2013

Amor de Perdição

                                               
        O filme de Bruno Barreto trata com delicadeza da paixão entre a arquiteta/paisagista Lota de Macedo Soares (Gloria Pires) e a poeta Elizabeth Bishop (Miranda Otto).  A delicadeza e o cuidado são características não só do tema  de Flores Raras, mas de sua inteira composição.
       Todos os demais personagens estão ali para compor o mural. Até a própria Mary (Tracy Middeldorf), a companheira de Lota, diante da qual subitamente um valor mais alto, na escala do amor, se alevanta, é um acessório do destino. A sua presença alia a aparente resignação das boas maneiras com os véus da ambiguidade, na perene ronda das relações truncadas.
       O mesmo esmero comparece na reconstituição de época. Na viagem que pretendia ser breve aos mares do sul, e aos sortilégios da ambiência quase pós-colonial para a poeta, ainda vulnerável às críticas do colega Robert Lowell (Treat Williams), o espectador mergulha no tempo dos navios da McComarck. Assim, a linha do Equador não é para Elizabeth uma ficção cartográfica. Discreta sineta lhe anuncia a passagem, quiçá com todos os mistérios de que Hollywood dava visão rápida e superficial.
       Como outras grandes relações, o conhecimento e a imersão em realidade tropical, luxuriante mas não caricata, condiciona os tropeços iniciais, que decorrem da abismal diferença entre as visões da emproada  e, sem embargo, defensiva americana, e a transbordante naturalidade de arquiteta e paisagista da elite de então.
       O sítio de Samambaia – que a câmera nos apresenta com o verde insinuante e mutante do trópico, matizado pelo traço caprichoso dos jardins, e a casa saída das pranchetas de Lota – é um quadro onde a interação da quase sinfonia do verde nos recorda o mundo protegido, em que natureza e privilégio ainda se dão as mãos.
      Caída quase de paraquedas em cenário onde o pitoresco parece enlaçar-se no  quase-colonial, Elizabeth dissimula sem o saber a sua insegurança diante de um entorno invasivo, com a rudeza da americana, que pensa estar cercada de gente sem cultura, com as usuais limitações dos calorentos trópicos.
      Não tardará, porém, o aprendizado aculturante da poeta. Amigo de Lota, e despojado pelo roteiro dos espinhos do polemista agressivo surge Carlos Lacerda (Marcello Airoldi), que chega a completar os versos finais de poema que Elizabeth, quiçá por menosprezar-lhe o conhecimento, se recusara a dizer.
       Em outro jantar, Elizabeth constrange o embaixador americano e os convivas brasileiros com a censura pela passiva aceitação do golpe militar contra presidente eleito por um povo que vai jogar futebol no dia seguinte à perda da liberdade.
       Através da interação com Lota a americana vê uma inócua passagem de uns poucos dias ou semanas por terras tão ao sul do colosso norte-americano converter-se em projeto existencial de dezessete anos. E apesar dos problemas com a bebida – de que Lota partilha – a sua experiência a leva para as alturas do Prêmio Pulitzer.
        Lota convencerá o recém-eleito governador da Guanabara a transformar o areal do aterro do Flamengo em grande parque arborizado e iluminado pela lua dos postes de cinquenta metros.
        Mas a mão cruel da deusa Fortuna prepara a peripeteia da tragédia. Assim, irá transformar a fraca Elizabeth em forte, com o movimento inverso na antes afirmativa Lota. Nesse caso, a ironia na reversão dos papéis não será mero jogo de salão, pois carrega no bojo a vingança dos deuses, soprada por quem trará as duas para baixo, sem outra paga que a de desfazer o que nunca terá de volta.
       No filme, cabe especial menção da soberba interpretação dada pela australiana Miranda Otto ao complexo personagem da poeta Elizabeth Bishop.
       Bruno Barreto com “Flores Raras” insere na sua filmografia mais um título de relevo.

Nenhum comentário: