quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Pra que Nuclear ? Acosso a Yoani et al.

   
 Mais uma usina nuclear ?

          A falta de bom senso e de consciência ecológica se evidencia na abstrusa decisão de construir mais outra usina nuclear.  Já temos duas e sem a menor necessidade o governo pensa em fazer mais uma.
          Para quê e por quê? São as perguntas  que se impõem.
          Quanto à serventia, o Brasil dispõe de duas próximas a regiões habitadas. Não terá acaso o governo Dilma Rousseff presentes os inúmeros acidentes que cercam a essa fonte energética ? Será que os de Three Mile Island (Estados Unidos), Tchernobil (Ukrania) e Tsushima (Japão)  não são suficientes para mostrar-lhes a periculosidade e os danosos  efeitos  sobre as populações vizinhas,  ceifando vidas, afetando gravosamente  outras, inviabilizando terras e aquíferos ?
         E o Brasil não é Japão, país desprovido de fontes energéticas e, mesmo forçado a recorrer ao nuclear, se vê constrangido a ter de cerrar usinas ?
         O que falta à nossa terra, e em especial a seus dirigentes, é um mínimo de discernimento. Além da fonte hídrica que nos proporciona energia barata e abundante, dispomos, além das usinas térmicas,  das alternativas eólica, solar e da biomassa. Nesse sentido, convém não exagerar no erro. Manda o mais elementar bom senso que nos restrinjamos às duas Angras. 
          Qual a necessidade de recorrer a tão perigosa alternativa, com tantos graves  prejuízos ao meio ambiente e à nossa gente ?
        

Yoani Sánchez e a democracia

          A blogueira Yoani, com sua boa vontade e simpatia, qualificou de comportamento democrático as atenções que vem recebendo de pessoas que atuam como se foram agentes da ditadura em Cuba.
           Por atenção com o país (e governo !) que a recebe, Yoani prefere disfarçar a atitude agressiva e fascistóide com que maltas do PT e do PCdoB têm procurado prejudicar eventos e reuniões por ela protagonizados, como se fossem características democráticas.
          Na verdade, esses atos provocados e teleguiados pelos apparatchicks de Havana nada têm a ver com a autêntica democracia.  O parentesco será com  as ignóbeis falsas democracias, aquelas adjetivadas, sejam fascistóides ou comunistóides, eis que nos métodos e na falta de qualquer sentido de atenção e respeito às pessoas que não tenham mentalidade de carneiro tais governos e regimes se parecem de forma comovente.
          Por outro lado, o dílmico governo – que nega mais manda funcionário da presidência para participar de reunião com direito a dossiê, e de organização de campanha difamatória e de acosso à visitante – com sua postura subalterna e hipócrita no caso merece sem dúvida  o Prêmio Pinóquio, com especial menção ao Ministro (e fiscal de Lula da Silva) Gilberto Carvalho !
            Não se pode confundir democracia com ditadura, nem acosso com a tradicional acolhida do brasileiro !


Um artigo importante

            O Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, escreveu para a Folha um artigo relevante “O Congresso deve revidar”, publicado no jornal de domingo dezessete, na seção Tendências/Debates.
            Ler Tarso Genro é um prazer, primeiro pelo que escreve e a oportunidade de suas colocações, e segundo, pela descomunal diferença da indigência do outro PT, aquele que se filia à corrente de Lula da Silva.
            Concordando ou discordando de suas opiniões, nos sentimos a palmilhar outros terrenos, que deveriam ser igualmente visitados pelos companheiros petistas.
            Não se deve escorraçar – nem preterir - a inteligência, a cultura, a seriedade e a objetividade – antes atributos do Partido dos Trabalhadores quando na oposição – de uma formação política, ainda que no poder.
 

 
( Fontes:  Folha de S. Paulo, O Globo )

Nenhum comentário: