sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Lições da Visita de Yoani

                                      

         O que nos ensina a vinda da blogueira Yoani Sánchez ao Brasil ? Em primeiro lugar, cumprimentos pelo êxito na ofensiva obscurantista organizada em reunião ilegal na embaixada de Cuba, sob a batuta do embaixador Carlos Zamora Rodríguez, e a participação de Ricardo Poppi Martins, assessor do Ministro Gilberto Carvalho, da Presidência da República.
         Tristes trópicos ! Alimentados pelos sólitos dossiês – que parecem interessar menos pelo risível conteúdo – do que pela falsa impressão dada, de mágicas provas e de ocos propósitos (nisso fascistas e comunistas se dão as mãos, pelo embuste da empresa, que se fundamenta na cínica máxima de que os fins justificam os meios).
         As reações à visita da blogueira Yoani nos tem mostrado várias coisas. Primeiro, registremos a presença de dona Intolerância, cuja visão nos deprime e nos revolta. Deprime, porque a sua cara, com o nariz de palhaço, é de gente jovem, mas que está a serviço de velhas ideias, que não são as da liberdade e da pacífica coexistência. Nada têm a ver decerto com os manifestantes que saíram de luto e apressaram a queda de Fernando Collor. Tampouco estão ligados à antiga UNE, aquela que defendia o governo democrático de João Goulart, e que teve por isso a sede empastelada e queimada. Hoje a UNE é chapa branca, o idealismo já era, mas tem verbas e prebendas do governo.
        Revolta, porque agem com a boçalidade das tropas de choque, que ao invés do debate preferem o silêncio imposto pela gritaria e a violência verbal (quando não gestual).
        A visita de Yoani tem sido  preocupante prova do poder da intolerância. E o que move esses bonecos da ditadura é o temor da verdade. Não podem permitir as palestras, filmes e noites de autógrafo dessa perigosa agente – que eles, como se vivessem no século passado, dizem ser da CIA! No caso em tela não sei o que mais seja ou censurável ou ridículo, se a fraqueza do Estado, ou a benigna negligência dos defensores da liberdade que permitem prevaleça essa deplorável rotina da baderna sob encomenda, de poucas mas contundentes ideias, e a carantonha da violência burra e intolerante.
        Entristece que se associem a juventude e a decrepitude do autoritarismo cubano ! Ao lado da maligna negligência do Estado  -  em que José Dirceu chega a exprobar de absurda a lei da Ficha Limpa e regurgitam cediços projetos de controle da imprensa e da temida opinião pública -  a visão do programa da blogueira embaralhado por baixarias e estúpidas perseguições revela, por vezes, a imagem deformada de uma juventude.
        A liberdade, essa tenra plantinha que mal convive com a violência, embuçada ou não, só pode progredir nos espaços em que as opiniões são respeitadas, e não pisoteadas pela ordem unida e a prepotência.
        Esse quadro de gente jovem a repetir slogans sob encomenda, em defesa de um regime anacrônico e antidemocrático, para acossar e perseguir com o braço longo da autocracia, a uma solitária dissidente – que quadro mais melancólico para a antiga generosidade dos jovens, hoje transmutados em bonecos a serviço de mal-disfarçada ditadura !
        E que fazer do P.T., antes o partido da ética, agora força auxiliar do obscurantismo?

 

( Fonte:   O Globo on line )

Um comentário:

Maria Dalila Bohrer disse...

Infelizmente a consistência das lutas estundantis deram lugar a bandos de jovens que não tem causa,não tem ideologia.