sexta-feira, 1 de julho de 2011

Perfil em Suspenso

           Já não mais se ouvem o espoucar dos fogos e o bimbalhar dos sinos. Calam-se também os elogios, os bons, esperançosos votos como até as próprias louvaminhas.
           Ainda que em aparência prematura, semelha adensar-se outra atmosfera, que não costuma cercar tão cedo navegações a singrar sob esparsas nuvens de céu sereno, a acenar para a nau capitânia e todos os que animados contemplam a promessa de ventos favoráveis, sobretudo, de benesses a mancheias, a serem conquistadas com pulso firme e o discernimento que do comando o povo espera.
           Se mal começa a comprida travessia, repontam de muitas partes inopinados dissabores e tropeços. Esses incôngruos inconvenientes não se afiguram coadunar-se com empresa que pede o fôlego dos longos percursos.
           Demasiado cedo teve a capitã-mor de dispensar o imediato, vice-comandante da frota, a quem prodigara com elogios, favores e sobretudo a fé na ajuda prestimosa e indispensável para contornar os diversos perigos com que o inscrutável Netuno, deus dos mares e das profundezas, sói lançar na derrota dos que adentram os seus traiçoeiros caminhos.
           Depois que o velho capitão descera a escada do portaló, uma vez confirmado na sua escolha, muito cedo peripécias e discordâncias no alto comando que na maior parte respondiam mais à sua vontade do que a da novel capitã surgiram para desconcerto de toda a tripulação.
           Assim, desprovida do fiel e hábil subcomandante, teve de recorrer a pessoas não-provadas por outras travessias, o que descorçoou a muitos. Se antes mesmo do abandono do fidalgo a quem cometera tantos encargos, a sua festejada competência não lograra debelar intempestivo motim na esquadra, o que forçara a capitã a engolir da cravejada taça o travo amargo de inesperada desfeita.
           Ora, se a rota é a custo mantida, repontam em diversas naus acerbos comentários que acenam tentativas dúvidas quanto à segura firmeza da nova capitã. Aqui e ali mesmo os mais estouvados ousam resmungar o verso camoniano a propósito de certos reis e da influência que exerceram sobre a própria gente. A esse respeito, os que sussurram tais palavras, têm presente quanto as referira no passado um ardoroso tribuno já falecido, ligado ao velho capitão por dúbios laços de precedência na refrega e de rivalidade na ambição.
           A toda aquela guarnição, que se sente parte de uma única esquadra, o passar dos dias, sob céus de calmaria e borrasca, continuam a observá-lo na companhia da esperança, presença agradável a que costumam apegar-se nas horas difíceis. Sem embargo, conforme laços e temperamentos, enquanto todos rezam pelos bons ventos, uma parte quer acreditar na redescoberta da mão forte e confiável e do curso benfazejo, e outra, com cenho carregado, apenas divisa imagens turvas, que se afastam sempre mais das risonhas memórias da última e feliz jornada com o velho capitão.

Nenhum comentário: