domingo, 6 de outubro de 2019

A Imprensa na Rússia de Putin


                         
     O jornalista russo Ivan Golunov foi preso na Rússia, em junho  último, por ter feito uma série de reportagens sobre corrupção.
     Golunov  define a pouca animadora ambiência de repressão no governo Putin. Ele assim descreve o ambiente na Rússia, com os vinte anos de  Vladimir Putin no poder : 
  "Houve uma especie de congelamento.  A liberdade de expressão e de imprensa diminuiu  bastante . Hoje em dia  há uma certa distância entre o governo e as pessoas comuns. Sem liberdade de imprensa, o regime não tem um feedback de o que está acontecendo. Meu caso mostrou essa distância e de certa maneira, uniu esses dois mundos."

Pedido para descrever como foi sua prisão

     "Era um dia comum.  Terminei uma reportagem e já me preparava para encontrar outras fontes, quando alguns policiais a paisana me abordaram. Eles me colocaram na viatura, e então me  falaram que eram policiais trabalhando contra o narcotráfico.  Fui levado para uma delegacia, distante do distrito onde vivo. Não tive acesso a advogados nem à minha família.

Por que acha que foi libertado?

        Gostaria de acreditar que é porque sou inocente. Havia uma marcha marcada para o dia seguinte e acho que o governo ficou com medo que ela tomasse proporções maiores. Mas a repercussão mundial foi muito grande. Na Rússia, também.  Várias pessoas começaram a ligar para o meu celular, que estava com os policiais. Inclusive pessoas famosas na Rússia, amigos jornalistas de outros países e tinha até uma chamada do Brasil. (até hoje, Golunov não sabe quem ligou).

        E perguntado sobre o discurso anticorrupção:  "Fico triste ao pensar sobre isso, porque não vejo ações coordenadas. São apenas ações pontuais e caóticas que não surtem efeito. Ao mesmo tempo que as pessoas pensam  que o governo é corrupto, acham que a oposição é financiada pelos Estados Unidos.
Trump tem tentado se aproximar da Russia. Como isso é visto?   
     
        Na Rússia, não existe isso  que Trump é próximo. Lá, o maior mal do mundo são os Estados Unidos, muito porque o governo russo usa seus canais de imprensa para criticar os americanos. Geralmente, quem critica o governo é vinculado a agentes externos.

( Fonte: O Estado de S. Paulo )

Nenhum comentário: