terça-feira, 25 de setembro de 2012

Notícias do Front (31)


                                     
De volta, os velhos truques


       A coluna de hoje de Míriam  Leitão nos fala da reincidência, na prática, a cargo do Ministro Guido Mantega, de buscar em orçamentos paralelos o financiamento, a custa do endividamento da União, de projetos sem origem fiscal ortodoxa.
      Depois das famigeradas ‘capitalizações’ do BNDES, instrumento que tanto agradara ao Presidente Lula da Silva – na medida da falsa mágica de ‘criar’ recursos de fontes não-orçamentárias -, a reinsistência nesse embuste fiscal – que ora aumenta a dívida do Tesouro, em ‘bondades’ para a Caixa Econômica e o Banco do Brasil, desvenda três aspectos da alegada inventiva de Mantega: (a) não tem nada de novo; (b) é irresponsável e, portanto, perniciosa; (c) mostra que Dilma Rousseff, no seu estilo ‘equilibrista’ (V. Cristovam Buarque) e fragmentário, não está nem um pouco preocupada na preservação de uma ordem fiscal, duramente edificada sob as bênçãos do Plano Real.
      Como oportunamente recorda a colunista econômica de O Globo, ‘por quinze anos, entre o fim da ditadura militar e o ano 2000, o país executou uma enorme tarefa para acabar com os orçamentos paralelos, a conta movimento, os ralos e as fantasias contábeis até chegar à aprovação da Lei de Responsabilidae Fiscal.’
      Tanto o seu criador, quanto a pupila não semelham inquietos em aumentar – dada a origem e o caráter falacioso, o verbo mais adequado seria inchar - os recursos à disposição da Viúva. Nesse sentido, não se lhe acuse de falta de coerência. A ‘autonomia’ do Banco Central, mantida a duras penas por Henrique Meirelles, sob a nova governante transformou-se em miragem do deserto, enquanto a autoridade financeira se descobriu sempre mais na órbita fazendária.
     Os artifícios do Ministro Mantega, se satisfazem os caprichos do poder dílmico, têm fôlego curto, não enganam ninguém, a par de sobrecarregar os cofres públicos. É agourento anúncio de males futuros fazer entrar pela porta dos fundos o quarto de despejo de truques baratos e malabarismos nas contas, contra tudo  o que representou  aturada luta para restabelecer a ordem na casa e dominar a cultura inflacionária.   

 

A imparcialidade do New York Times


      O jornalismo estadunidense e, em particular, o seu principal jornal, posto que tenha um certo favor pelo liberalismo dos democratas, cuida amiúde de fazê-lo passar pela peneira da suposta imparcialidade.
      É uma suposição, mas como o momento político não se afigura especialmente favorável ao gaffeur Mitt Romney, caberia então um artigo crítico no que tange a Barack Obama.
     Insere-se nesse eventual projeto a matéria de primeira página ‘Duras Lições para Obama na Primavera Árabe’. Se não tenho decerto procuração para defender o 44º Presidente dos Estados Unidos, causa espécie a argumentação, seja no que tange a prioridades  que se deveriam defender, seja na própria enunciação das razões que embasariam a postura do New York Times.
     A reportagem se inicia pela colérica reação de Hosni Mubarak ao telefonema do presidente: “ Você não entende esta parte do mundo. Você é jovem.”
    O presidente egípcio reagia ao que Obama acabara de dizer-lhe, considerando insuficiente o discurso retransmitido para milhares de manifestantes na Praça Tahrir. Para Obama, Mubarak não tinha ido longe o bastante. No seu entendimento, Mubarak deveria renunciar.
    O presidente americano anunciaria dentro de poucos minutos, em conferência de imprensa convocada às pressas, que o fim do governo de trinta anos de Mubarak ‘precisa começar agora’.
    Na avaliação do jornal, o presidente Obama pôs de cabeça para baixo (upended) três décadas de relações com o seu mais firme aliado no mundo árabe, pondo o peso dos Estados Unidos diretamente do lado das manifestações árabes de rua (Arab street).
    O restante da matéria, que reflete a profusão da pesquisa e da consulta às diversas fontes envolvidas – quer na Administração Obama, quer no mundo islâmico – pode ser comparada a essas vastas tapeçarias que caracterizam as produções de maior importância da imprensa americana.
    Nesse contexto, elas relembram, mutatis mutandis, o dito relativo aos clássicos portugueses, que seriam igreja onde todos os pecados (de linguagem) são perdoados. Dessarte, na sua preocupação de abrangência, os diversos atores, prismas e opiniões são revisitados, e a posição de Obama não surge com o simplismo do nariz de cera. Chega-se mesmo a um certo reconhecimento de seus traços positivos, não só ao dissociar Washington e o jovem presidente dos ditadores árabes, senão de sua visão que a primavera revolucionária tinha pernas  mais robustas, com força para levá-la muito além da Tunísia.
    Sem embargo, para quem se detém no cabeçalho e nos parágrafos iniciais, a impressão colhida não desagradará a Mitt Romney e seus partidários...

 

( Fontes:  O  Globo, International Herald Tribune )               

Nenhum comentário: