segunda-feira, 27 de junho de 2011

Sudão, o trôpego gigante africano

           Cresce o número dos chamados conflitos de baixa intensidade no ainda maior país em extensão territorial da África. Mesmo às vésperas da secessão, sob a égide das Nações Unidas, do Sudão do Sul, em 9 de julho próximo, o governo de Cartum enfrenta o descontentamento de muitas regiões no seu imenso interior.
           Esta potencial desagregação do país é decorrência direta do isolamento da ditadura militar do general Omar Hassan al-Bashir. Indiciado pelo Tribunal Penal Internacional da Haia, al-Bashir é um pária diplomático. Foi, de resto, para evitar o constrangimento de sentar-se a seu lado em banquete que o Presidente Lula abandonou a sala, pretextando para os anfitriões sauditas ‘compromisso inadiável’.
           O governo militar do general Bashir, fundado na etnia árabe, se isolou, pela própria violência, corrupção e incompetência, das diversas comunidades étnicas sudanesas. Ao invés de congregá-las e de integrá-las na economia nacional, os militares as tratam como colônias, regiões a serem exploradas e mantidas dóceis sob as forcas caudinas da truculência castrense e das sanguinárias milícias auxiliares.
           Com a separação, chancelada pela ONU, do Sudão do Sul, brilhou mais intenso para inúmeras comunidades maltratadas e espezinhadas o fanal da esperança de livrarem-se de algum modo do império de Cartum.
           Na realidade, o extenso mapa do Sudão, excetuadas as áreas de predominância demográfica da etnia árabe, de credo muçulmano, se abre em inúmeras regiões onde pulula o descontentamento com os métodos imperiais de Cartum, que estão mais para aqueles do rei Leopoldo no antigo Congo Belga, do que os modos mais suaves do colonialismo de Sua Majestade Britânica.
           Com efeito, deixada a linde com o Egito ao norte, e os oásis de tranquilidade da comunidade árabo-islâmica, se olharmos para o meridião veremos sucessão de núcleos de etnias não-árabes, que são tomados pela raiva crescente de populações expoliadas e literalmente saqueadas por milícias engajadas pelo ditador de Cartum. De acordo com seus métodos peculiares de administração, Bashir vai semeando os fronts da resistência e da insurgência, eis que a sua forma imperial de governo só tende a esgarçar e a dilacerar o tênue tecido nacional de país que é visto pelas sociedades do sul como propriedade do Norte árabe, islâmico e de tez mais clara.
           Quais são os novos candidatos a emularem o Sudão do Sul e a constituirem,senão outros países, regiões autônomas ? Tais áreas, submetidas a condições inumanas de coexistência, agradecerão no futuro à inépcia, à crueldade e à inaudita brutalidade das forças do general Omar Bashir, que se metamorfosearão em parteiras involuntárias de seus desesperados intentos de livrarem-se da camisa de Nesso proporcionada pelos senhores de Cartum.
           Para esta secessão, virtual ou efetiva, do jugo opressor do Norte se apresentam, entre outros, os povos não-árabes das montanhas de Nuba, da tristemente famosa Darfur, o estado do Nilo Azul e Kassala.
           Consoante a única maneira que semelha entender como estilo de governança, o exército sudanês, com as sólitas milicias aliadas, encetou campanha para esmagar os rebeldes nas Montanhas de Nuba no Sudão central. São bombardeios aéreos para destruir as míseras choças das aldeias, enquanto as linhas auxiliares dos famigerados milicianos executa os velhos e queima as igrejas. Essas povoações não se confundem com os seus amos e beleguins. Elas diferem dos opressores pela religião cristã ou animista, e pela cor mais escura da epiderme.
           Não resta a essa gente que a fuga para acampamentos com toda a precariedade dessas construções feitas sob o temor dos perseguidores assassinos, e com os poucos meios de que dispõem.
           Os estultos métodos de Bashir e sua camarilha, ao contrário de extinguir a revolta, tendem a propagar a rebelião, eis que os seus bandos armados não dão outra escolha que a luta sem quartel.
           No entanto, malgrado o seu comportamento pregresso e presente, o governo de Bashir continua a ser tratado com luvas de pelica pela comunidade internacional. A esse respeito, afigura-se ilustrativa a declaração de  funcionário americano, 'que tem de permanecer anônimo, porque não está autorizado a manifestar-se publicamente'.
           É oportuno, sem embargo, transcrevê-la pelo que indica da corrente impotência internacional em pôr um cobro nesse projeto de renovado massacre: “Isto vai espalhar-se como fogo em campo seco. Sem a mediação teremos maciça destruição e morte no Sudão central, e ninguém aparenta estar em condições de fazer alguma coisa (para deter a carnificina).”
          Com a usual arrogância, os militares de Cartum proibiram o acesso à região, ameaçando inclusive de derrubar helicópteros das forças de paz das Nações Unidas. Chegaram mesmo a submeter quatro soldados dessas forças a uma encenação de pelotão de fuzilamento. Tudo isso se enquadra em política de intimidação para impossibilitar qualquer monitoramento das agências de ajuda humanitária.
          Impressiona como, com a passagem dos anos, e a despeito da profusão de seu emprego, as forças de paz das Nações Unidas continuem reféns de militares e das facínoras milícias. Seria mais do que tempo de que essas forças, que buscam criar condições estáveis e humanas para a sobrevivência da paz, possam atuar não como reféns da barbárie e da boçalidade, mas com a instrumentação necessária para afirmar a própria dignidade.
          Tudo isso, no entanto, depende do Conselho de Segurança das Nações Unidas, onde se sentam, com direito de veto, representantes da China – que apóia o governo de Bashir em troca do petróleo de que carece – e da Federação Russa, que sem idêntica firmeza, pode, por simpatia ideológica, respaldar o general Omar Hassan al-Bashir.

                                                                     *
          No tabuleiro de xadrez do Sudão, onde os hipócritamente designados conflitos de baixa intensidade (o nível supostamente baixo é muleta retórica para justificar a negligência benigna das principais potência em não intervir para pôr termo à matança de inocentes) proliferam por cortesia de Cartum, a região de Nuba teria direito a ‘consultas populares’ para a determinação do respectivo futuro. As milícias de Nuba têm por escopo batalhar até que se alcance mudança de regime em Cartum, ou a autonomia para a região.
         Com a iminente independência do Sudão do Sul, a liderança nubiana teme ter as reivindicações postergadas para as calendas gregas. No entanto, a intervenção de Bashir na zona contenciosa de Abyei – com o objetivo de apoderar-se da sua riqueza petrolífera – tende a precipitar  novo conflito, decerto desastroso para todo o Sudão, que poderia utilizar de modo mais profícuo para a sua gente os dólares do ouro negro.
         Em recente reunião, o comandante da milícia de Nuba, Abdel Aziz al-Hilu afirmou que antes de qualquer cessar-fogo careceria de informar o presidente Salva, i.e. o chefe de estado do Sudão do Sul,Salva Kir Mayardit. Abdel Aziz aduziu algo que parece ser mais do que um prognóstico e sim uma constatação: se as coisas não mudarem haverá focos de distúrbio e tropelias por toda parte, em Nuba, no Nilo Azul, em Darfur.
         E acrescentou o líder de Nuba: “Nós, o povo do Sudão, estamos prontos para removê-los. Para tanto, temos armas.”
         Dada a óbvia gravidade da situação, e a perspectiva não-negligenciável de novas hecatombes e padecimento das populações envolvidas, a comunidade internacional deveria encarar com responsabilidade as suas obrigações éticas e políticas em relação à região. Omar Bashir, indiciado que é pelo T.P.I., deveria não mais ter rédea livre para as suas ações criminosas e genocidas, e seus protetores no Conselho de Segurança precisam sofrer a pressão indispensável para que não mais dêem essa vergonhosa e interesseira caução ao regime bandido de Cartum.



(Fonte: International Herald Tribune )

Nenhum comentário: