sábado, 24 de outubro de 2009

A Polícia Militar e a Corrupção

A estúpida morte de Evandro João da Silva, dirigente do Afro-Reggae, pode ser uma parábola às avessas da segurança dos cidadãos e do papel da Polícia Militar, no Rio de Janeiro.
A vida de Evandro, educador social, que buscava afastar do crime jovens pobres, foi brutalmente cortada por dois adolescentes, aprendizes na bandidagem, por causa de uma jaqueta e de par de tênis.
A patrulha policial que fazia a ronda daquela área do centro chegou trinta segundos depois do disparo. No que foi definido como ‘desvio de conduta’ pelo major Oderlei, relações públicas, o capitão Dennys Leonard Nogueira Bizarro não só não prestou socorros ao agonizante Evandro, como tratou, com o seu motorista cabo Marcos de Oliveira Sales, de recuperar tanto os tênis, quanto a jaqueta.
Em seguida, não deteve os criminosos – como era seu dever – mas ao invés disso os liberou. Não ficou nisso, porém, o capitão Dennys, que é o encarregado da fiscalização do policiamento no Centro. Apoderou-se da jaqueta e dos tênis de Evandro, completando assim a inversão dos papéis e na sua condição de policial-bandido afastou-se da cena do crime, abandonando a vítima à própria sorte.
O advogado Denis Mizne, diretor-executivo do instituto Sou da Paz, em artigo na Folha, sublinha que é hora de limpar a polícia. No seu entender, o combate à corrupção nas polícias é o grande ausente na agenda da segurança.
Recomenda o fortalecimento das instâncias de controle interno (ouvidorias e corregedorias) e externo (Ministério Público) das polícias. A propósito, estranha o articulista “o reiterado silêncio do Ministério Público, tão ativo no combate à corrupção em geral, mas que peca sistematicamente em suas atribuições de controle externo da atividade policial”.
O comandante da PM, coronel Mário Sérgio, pediu desculpas pelo procedimento de seus subordinados. No entanto, o corporativismo se fez presente. Não só se buscou definir o comportamento do capitão como mero desvio de conduta, mas também pôde ele prestar depoimento na delegacia sem o conhecimento da imprensa. Os jornalistas somente foram informados da ida, no dia seguinte, do cabo à delegacia.
Sem embargo, as primeiras reações mais concretas já foram tomadas. Foram decretadas as prisões preventivas do Capitão Dennys e do Cabo Marcos. Por outro lado, o governador exonerou o Major Oderlei, por minimizar os crimes cometidos pelos policiais.
Não sei se as exigências do advogado Denis Mizne serão atendidas. A sociedade civil decerto gostaria que o fossem, mas os precedentes induzem a dúvidas quanto a providências mais radicais.
Não é de hoje que constitui fato notório a corrupção que grassa em todos os escalões da polícia militar. Existem, certamente, policiais honestos e corretos, e o BOPE, batalhão de elite da corporação é prova não só do desejo de recuperação da PM, mas da existência de profissionais do estampo do capitão Nascimento, personagem interpretado pelo ator Wagner Moura no filme Tropa de Elite.
Tentativas como as de Luiz Eduardo Soares e sua equipe nos albores da Administração Garotinho mostram da possibilidade de alcançar sucesso, mas infelizmente também apontam para as pedras no caminho, i.e., a força do corporativismo e da corrupção.
De qualquer forma, foi providencial a ajuda das câmeras de segurança. Que melhores e mais objetivas testemunhas poderiam estar disponíveis ? Dessarte, ficou muito mais complicado varrer para baixo do tapete os diversos crimes que cercaram o latrocínio de Evandro João da Silva.
Teria sido decerto preferível que os policiais tivessem agido com humanidade, intentando prestar socorro a Evandro, que estava vivo, quando a patrulha apareceu. Contudo, haja vista as demonstradas prioridades da dupla de agentes da ordem, perseguiam eles outras prioridades.
Nos quinze minutos que a sociedade e a imprensa costumam conceder para a solução dos ulteriores problemas relacionados com o episódio, será lícito esperar que se desencadeie enfim o movimento de limpeza da corporação? Afinal, na defesa dos justos, muitos têm murmurado que notam sinais de cansaço em Deus, encarregado geral da segurança em tantos bairros de Cidade que faz questão de se chamar maravilhosa.

Nenhum comentário: