terça-feira, 22 de dezembro de 2020

Por quê o Brasil ficou diferente ?

     Mais de quarenta nações barram viajantes do Reino Unido.  No entanto, surpreende acaso que só o governo do Brasil, presidido por Jair Bolsonaro, não ponha restrições  à entrada de  britânicos ? 

     É de perguntar-se porquê  só o Brasil - ao contrário do restante do mundo -  não colocará nenhum empecilho ao ingresso de súditos de Sua Majestade em nosso território.

      Ao contrário do restante do mundo - que porá restrições de segurança - as autoridades do Brasil  não devem adotar restrições aos que saírem do Reino Unido - tanto britânicos quanto viajantes -os quais poderão entrar e sair do território nacional até o próximo dia trinta de dezembro sem precisar nem mesmo apresentar exame comprobatório de que não está doente.

      Só a partir do dia trinta é que o documento será exigido, o que deixará - como assinala o Estado de S, Paulo -  o Brasil vulnerável durante tal período.

      É de assinalar-se que na América Latina, Colômbia, Peru, Chile e Argentina adotaram restrições como as aplicadas pelos europeus.

       Será tempo de sermos mais realistas que os reis ? Não se há de pensar que é justo - como o fazem mais de quarenta países - que venham a adotar as necessárias restrições sanitárias os países do mundo contra o Reino Unido, para preservar os respectivos nacionais de virem para o Brasil. Já não temos pela frente mortes e mais mortes causadas pelo  coronavirus ? Nesse contexto, parece acaso justo que nos dissociemos por determinação de Sua Excelência Bolsonaro que acha que os seus compatriotas podem aguentar mais uma variante do novo coronavirus, surgido no Reino Unido, variante essa que mais de quarenta países nesse mundo vasto mundo não querem saber da existência ?

        O Brasil é um dos países que mais gente tem perdido para esse flagelo da Humanidade. Sabemos da idiossincracia do Presidente Bolsonaro que parece dar de ombros para essa praga, a ponto de sequer ter procedido ao fechamento das fronteiras, quando estourou  a chamada gripezinha. O Brasil já coleciona  um escândalo de mortes. Será que Vossa Excelencia não se terá acaso perguntado que o seu  colega argentino, fechando as fronteiras de seu país não terá porventura poupado conterrâneos seus platinos, diminuindo o número de mortes, que é um dos deveres dos presidentes ?!  Vossa Excelência não o fez, despediu Mandetta, e depois do primeiro substituto  não mais colocou um médico à testa do Ministério da Saúde! Não é à toa que o Brasil vem coletando essa macabra colheita de mortes, com as consequências que até o Sua Excelência  presidencial poderá acaso imaginar ?

      Se todo o mundo vizinho à Velha Inglaterra está tratando de barrar a entrada dos nacionais ingleses não é por crueldade ou mesquinharia ! Trata-se de uma comezinha proteção aos próprios nacionais que pelo visto Vossa Excelência  no seu ódio à citada gripezinha sequer duvida não seja o caso de adotar a providência banal de um Chefe de Estado que defende os próprios nacionais - como fez o seu colega argentino - e como poderia fazer Vossa Excelência agora, ao invés de utilizar essa praga da Humanidade como uma ulterior medida contra a sua gente  - está aberto o contágio ! - como se não fosse bastante o  número de brasileiros - e brasileiras - que vem morrendo  como formigas nessa fogueira infernal da Covid-19 !

      Ser Presidente,  senhor Jair Bolsonaro,  é não afetar uma inexistente grandeza e sim lutar por um Brasil mais justo, em que as pessoas não morram como formigas, e que possam ser preservadas dos ataques dessa Peste.  

       O companheiro que o Senhor tanto admira foi escorraçado pelo  Povo Americano, e chega agora para ele  a Hora da Prestação de Contas.  Já o sucessor dele semelha feito  de outra substância, e por isso pode entender de que seu Povo carece!

       É tempo de pensar no Brasil !  A pequena Nova Zelândia teve a sua líder festejada porque ela soube preservar e proteger vidas! Ela está longe e no entanto, a sua gestão a torna grande!

        E  Vossa Excelência,  Presidente ?  Não acha que é mais do que tempo de abraçar a Mae Gentil e de defender a boa gente brasileira ?


(Fontes: Carlos Drummond de Andrade, O Estado de S. Paulo) 

Nenhum comentário: