quinta-feira, 13 de maio de 2021

A Presidência e o Fantasma do Impeachment

       Como referi expressamente no meu blog,  o governo Bolsonaro trouxe o impeachment de volta para a comunidade política nacional, na medida em que sua política torna  esse recurso extremo  uma eventual necessidade. 

        Para  o primeiro turno da próxima eleição presidencial, marcado  para 2022, a primeira pesquisa de intenção de voto do Datafolha, feita desde que o ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, anulara  as condenações judiciais do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, este último lidera a corrida para a Presidência (41% no primeiro turno),  vencendo inclusive o atual presidente Bolsonaro, no segundo turno. 

        Muita água há de correr debaixo dessa ponte, mas não há dúvida que a sequência jurídica dos processos contra o ex-presidente Lula, agora transferida para a Justiça de Brasília, há de trazer novos cenários jurídicos aos processos da Operação Lava Jato, e que terão eventual repercussão no que tange aos personagens envolvidos, tanto no que concerne  ao ex-juiz  Sérgio Moro - que não teve no capítulo o tratamento apropriado a que faz jus - quanto ao próprio ex-presidente Lula da Silva, dadas as questões legais envolvidas, que foram tratadas com uma brevidade que não faz decerto justiça aos trabalhos realizados com correção pelo antigo Juiz Moro, que decerto não merece essa súbita reversão de expectativas, com que a sua contribuição à Justiça foi colhida, graças a ações da Segunda Turma do STF. 

         A reação havida contra a Operação Lava Jato  merece outra avaliação, que pouco terá a ver com o seu tratamento dado pela chamada Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal. Não foi um final que se coadune com os esforços da Operação Lava Jato  cujo valor histórico e repercussão na valorização da nacionalidade não podem ser escanteados por um grupo de hackers. O Brasil merece uma outra visão, que a seu devido tempo não haverá de ser negada à expectativa da Nacionalidade.


( Fonte: Folha de S. Paulo )

Nenhum comentário: