quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Dos Jornais XX - Eleições para Prefeito Primeiro Turno

Eleições para Prefeito - Pesquisas para o Primeiro Turno

Às vésperas do fim da campanha pelas prefeituras, a Datafolha divulga, entre outras, as suas pesquisas para o Rio de Janeiro, São Paulo, Porto Alegre e Recife.

Comentário. No Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB) continua na frente, com 29% das intenções de voto. Em segundo lugar, em empate técnico, estão Marcelo Crivella (PRB), com 19% e Fernando Gabeira (PV-PSDB), com 17%. Assinale-se o crescimento de Gabeira, que acumulou seis pontos positivos nas últimas duas pesquisas, enquanto Crivella cresceu um ponto na derradeira pesquisa. Por último dentre os candidatos com chance de irem para o segundo turno está Jandira Feghali (PCdoB), com 12% (queda de um ponto em relação à penúltima pesquisa). Todos esses dados provêm da Datafolha.
Não está muito esclarecido o papel da pesquisa do IBOPE (divulgada na última sexta-feira), segundo a qual Gabeira teria 10% e Crivella 24%. Neste mesmo dia, levantamento da Datafolha apontava 15% para Gabeira e 18% para Crivella. O IBOPE atribuiu tal diferença a “diferenças metodológicas”, enquanto para o diretor da Datafolha “diferenças metodológicas não explicam diferenças nos resultados”. Nesse sentido, o candidato F. Gabeira acusa o IBOPE de inflar as intenções de voto de Crivella, o candidato com maior rejeição no Rio, para apresentar Paes como um “mocinho”contra o “bicho-papão”. Por outro lado, Gabeira declarou que entrará com ação na Justiça Eleitoral para que as emissoras de TV revelem quais candidatos contratam institutos de pesquisa sempre que for divulgado algum levantamento de intenção de voto.
Em São Paulo, a Datafolha aponta a continuada tendência de queda da candidatura de Geraldo Alckmin (PSDB), que desceu para 19% das intenções de voto, enquanto Gilberto Kassab (DEM), que é apoiado pelo governador José Serra, chega a 27%, livrando oito pontos sobre Alckmin. Marta Suplicy (PT) continua na frente, com 35%.
A confirmar-se a ascensão de Kassab, com a eliminação de Alckmin do primeiro turno, o governador Serra registra um desenvolvimento político importante. Se as previsões de uma vitória de Kassab contra Marta no segundo turno forem confirmadas, a posição de Serra com vistas à sua candidatura presidencial em 2010 se verão bastante reforçadas.
Em Porto Alegre, sempre segundo a Datafolha, a par do Governador José Fogaça (PMDB), com 35% das intenções de voto, têm chances de irem para o segundo turno tanto Maria do Rosário (PT), com 20% e Manuela (PCdoB) com 18%. É de assinalar-se que a candidata do PT subiu dois pontos nas últimas duas pesquisas, enquanto a representante do PCdoB se manteve estável. As projeções para o segundo turno são de vitória do atual Prefeito, José Fogaça, com ligeira margem superior no embate contra Maria do Rosario.
Finalmente, no Recife, o candidato do PT, João da Costa, mesmo após a cassação de sua candidatura em primeira instância (por iniciativa do DEM), está à frente com 46% dos votos, tendo 24 pontos de diferença sobre o segundo, Mendonça (DEM). Havendo sido ajuizado o seu recurso, João da Costa poderá ser votado em cinco de outubro, e não está excluída a possibilidade de que venha a ser eleito ainda no primeiro turno.

Nenhum comentário: