terça-feira, 2 de setembro de 2008

Dos Jornais - X

OS JORNAIS - X

O GLOBO (2.09.08)
FOLHA DE S. PAULO


Eleições Americanas. Terminada a Convenção de Denver, o resultado das pesquisas varia entre um pequeno incremento do candidato democrata sobre o republicano (48% para Obama e 47% para McCain, segundo a CNN) ou uma vantagem maior, de 50% para Obama e 43% para McCain (conforme a Gallup). Assim, de um aumento pífio, no primeiro caso, se passaria a uma diferença substancial, no segundo. Findo o show democrata, a volatilidade do eleitorado estaria refletida na considerável discrepância entre pesquisas pós-Denver.
Já a Convenção de St. Paul, em Minnesota tem sido consideravelmente afetada pelo furacão Gustav. Os efeitos políticos desse fenômeno atmosférico têm sido favoráveis para o candidato John McCain, que tem procurado projetar-se como um líder de iniciativa, através de intensa pregação de solidariedade às vítimas atingidas pelo furacão. Outro efeito colateral, igualmente benéfico para McCain, foi o cancelamento das intervenções de Bush junior e de seu Vice Dick Cheney, anteriormente previstas para o primeiro dia da Convenção. Com isso, McCain fica livre do relativo constrangimento da presença de Bush e Cheney, cujos atuais índices de impopularidade são bastante altos. No entanto, não está ainda afastada a possibilidade de que Presidente e Vice-Presidente compareçam à Convencão (ou participem eletronicamente) no seu último dia, com o que McCain veria justamente a sua aclamação acompanhada pela presença desconfortável de Bush e Cheney.
Voltando ao campo democrata, existe um outro fator que pesa como uma incognita quanto ao desempenho de Obama nas eleições de novembro. A sua indicação pelo Partido Democrata como candidato à presidência é um dado histórico, porque por primeira vez um candidato negro concorre à Casa Branca por um dos dois grandes partidos estadunidenses. A par disso, Obama se assinala como um Senador politicamente liberal, o que na terra de Tio Sam significa ser de esquerda moderada, o que não é exatamente um trunfo junto ao conservador eleitorado americano.
A sua condição de afro-americano representa um componente importante e facilitou a vitória de Obama naqueles estados sulistas em que o contingente negro se afigura determinante. No entanto, o fator racial não aparece nas pesquisas, porque implicaria em reconhecimento de preconceito pela população branca. A pergunta que permanece no ar será até que ponto esse fator irá atuar no segredo das urnas.
Na história política americana, o Partido Democrata se assinalou igualmente pela indicação à presidência em 1928 do governador de New York, Al Smith – que era católico. A despeito do apoio que teve de correligionários importantes – como do próprio Franklin Delano Roosevelt – Al Smith foi fragorosamente derrotado por Herbert Hoover (que depois não conseguiria reeleger-se pela depressão econômica anunciada pela queda da Bolsa de Wall Street em 1929). Até a eleição do católico John F. Kennedy em 1960, todos os presidentes americanos continuaram a ser protestantes. O pleito de novembro determinará até que ponto existe um paralelo entre essas duas indicações presidenciais.

Nenhum comentário: