Criação de Partidos
Temos agora o Solidariedade, de Paulinho da Força, e o Pros, do ex-vereador de Planaltina (GO), Eurípedes Júnior, de tendência governista.
Como O Globo assinala com oportunidade, são partidos sem votos, mas com dinheiro.
Duas perguntas: o que foi feito da fidelidade partidária ? Houve tempo em que o STF parecia empenhado em
fazê-la respeitar. E o que será feito da Rede Sustentabilidade
? É sabido que o Solidariedade e o Pros não têm votos. Quiçá os seus
interesses são outros, como o mercado do tempo na TV. Mas e a Rede?
Será que partido com voto não será admitido a esse clube, já não tão seleto,
pois o número inchou para mais de três dezenas. Isso é muito, se há intenção de
acolher diferentes gradações de ideologia... Mas então, o que prejudica a Rede
? Porventura será ter voto e para valer,
ao contrários dos dois aprovados e de tantos outros aqui não mencionados ?
A Mídia quis subjugar o Ministro Celso de Mello ?
O Ministro Celso de Mello, decano do Supremo, concedeu entrevista a Monica Bergamo. O Ministro Mello acha que foi submetido a brutal pressão midiática. Como, segundo a entrevistadora, Mello parece estar com o assunto entalado na garganta (meu o grifo). Paira, no entanto, na entrevista uma certa contradição. “Eu imaginava que isso (pressão da mídia para que votasse contra o pedido dos réus) pudesse ocorrer e não me senti pressionado. Nada impede que você critique ou expresse o seu pensamento. O que não tem sentido é pressionar o juiz.”
Se não se deve – nem pode ser admitido – que se tente subjugar juízes, seja do Supremo, seja de paz, a opinião pública tampouco gosta de privilégios. E, data vênia, ela os entrevê tanto em juízes – quer em juizados simples, quer em tribunais – ousam calar a livre expressão da atividade intelectual, artística, científica e de comunicação – quanto em julgamentos que se estendam por um tempo desmedido, em função do excesso de recursos e da aparente dificuldade de reconhecer-lhes o aspecto protelatório.
O Supremo deveria pôr um termo à Ação Penal 470. E cuidar de apresentar uma Súmula Vinculante sobre a ignava questão da Censura. O arrocho do pensamento por algumas togas é mancha para a Constituição e vergonha para a nacionalidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário