sábado, 13 de fevereiro de 2021

Rio garante vacinação até terça-feira, dia 16

      Após a  Secretaria Municipal de Saúde ter anunciado que o estoque da vacina terminaria no sábado dia treze, o Prefeito Eduardo Paes afirmou ontem, dia doze de fevereiro,  que foi feito um novo cálculo e que há doses garantidas até à próxima terça-feira, dezesseis.  Assim, os idosos de oitenta e quatro e de oitenta e três anos poderão se apresentar nos postos de saúde na semana que vem.

      Hoje, sábado treze de fevereiro,  haverá ainda a repescagem para pessoas de 85 a 89 anos que não puderam  ir às unidades de saúde durante a semana. Além dos postos, estarão hoje funcionando  nove pontos de drive-thru.  

      A informação sobre o calendário da vacinação foi dada durante a divulgação do sexto boletim epidemiológico sobre a Covid -19, que manteve todas as 33 Regiões Administra-tivas (RA) da Capital com risco alto para o contágio da doença.  Representantes do Município informaram, no entanto,  que houve uma queda nos números de internações e óbitos.

       Consoante informa O Globo desse sábado, dia treze,  no planejamento da prefeitura, 105 mil idosos, entre oitenta e oitenta e quatro anos, deveriam ser imunizados na próxima semana. No entanto, até ontem, dia doze de fevereiro,  não havia doses para todo o grupo.  O Secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, explicou ter duas alternativas para não suspender a programação: antecipar o uso de frascos da Corona Vac  que estão armazenados com a Secretaria Estadual de Saúde, e que seriam usados como segunda dose, ou receber, até terça-feira, uma nova remessa de imunizantes da Oxford/AstraZeneca, o que não está garantido.

       Pelas informações que temos, o Instituto Butantan começa a colocar novecentos mil doses por dia na rua, a partir do dia 23 deste mês.  Se isso se confirmar, seria possível antecipar o lote que está guardado sem nenhum problema - explicou o Secretário.  - É muito importante ter esse sentimento de urgência para vacinar. Cada dia que se perde, a gente pode estar deixando de salvar uma vida. Então é esse nosso objetivo.  Acelerar quando tem vacina e segurar quando não tem.  

        O  Prefeito Eduardo Paes está otimista.:  A gente espera ter notícias boas domingo e continuar avançando. Para o público de 84 e 83 anos, já temos vacinas à disposição.

         Na realidade, para essas duas faixas etárias, serão utilizadas as cinquenta mil doses de Coronavac que o município recebeu esta semana.  A segunda dose para este público precisa ser aplicada em 28 dias, e esse estoque já está reservado num depósito do governo estadual. A programação inicial é de imunizar, até o fim do mês, todas as pessoas com mais de 75 anos.

         A vacinação que  já está garantida, independentemente da chegada ou não de remessas, é a aplicação  da segunda dose da  CoronaVac para aqueles que foram imunizados no mês passado, ou seja, profissionais de saúde da atenção primária e da linha de frente no combate à Covid-19, idosos e pessoas com deficiência que vivem em abrigos , indígenas, e quilombolas. Essas aplicações começarão terça-feira.

         O posto drive-thru da Uerj, onde ontem 1.369 idosos foram imunizados, só volta a funcionar na quarta-feira. Os centros municipais de saúde e as clínicas da família vão abrir no feriado exclusivamente para a vacinação contra a Covid-19


 ( Fonte: O Globo, sábado dia treze de fevereiro de  2021.)

Nenhum comentário: