Mais uma usina nuclear ?
A falta de bom
senso e de consciência ecológica se evidencia na abstrusa decisão de construir
mais outra usina nuclear. Já temos duas
e sem a menor necessidade o governo pensa em fazer mais uma.
Para quê e
por quê? São as perguntas que se impõem.
Quanto à serventia, o Brasil dispõe de duas próximas a regiões habitadas. Não terá acaso o governo Dilma Rousseff presentes os inúmeros acidentes que cercam a essa fonte energética ? Será que os de Three Mile Island (Estados Unidos), Tchernobil (Ukrania) e Tsushima (Japão) não são suficientes para mostrar-lhes a periculosidade e os danosos efeitos sobre as populações vizinhas, ceifando vidas, afetando gravosamente outras, inviabilizando terras e aquíferos ?
E o Brasil não é Japão, país desprovido de fontes energéticas e, mesmo forçado a recorrer ao nuclear, se vê constrangido a ter de cerrar usinas ?
O que falta à nossa terra, e em especial a seus dirigentes, é um mínimo de discernimento. Além da fonte hídrica que nos proporciona energia barata e abundante, dispomos, além das usinas térmicas, das alternativas eólica, solar e da biomassa. Nesse sentido, convém não exagerar no erro. Manda o mais elementar bom senso que nos restrinjamos às duas Angras.
Qual a necessidade de recorrer a tão perigosa alternativa, com tantos graves prejuízos ao meio ambiente e à nossa gente ?
Yoani Sánchez e a democracia
A blogueira
Yoani, com sua boa vontade e simpatia, qualificou de comportamento democrático
as atenções que vem recebendo de
pessoas que atuam como se foram agentes da ditadura em Cuba.
Por atenção
com o país (e governo !) que a recebe, Yoani prefere disfarçar a atitude
agressiva e fascistóide com que maltas do PT e do PCdoB têm procurado
prejudicar eventos e reuniões por ela protagonizados, como se fossem
características democráticas.Na verdade, esses atos provocados e teleguiados pelos apparatchicks de Havana nada têm a ver com a autêntica democracia. O parentesco será com as ignóbeis falsas democracias, aquelas adjetivadas, sejam fascistóides ou comunistóides, eis que nos métodos e na falta de qualquer sentido de atenção e respeito às pessoas que não tenham mentalidade de carneiro tais governos e regimes se parecem de forma comovente.
Por outro lado, o dílmico governo – que nega mais manda funcionário da presidência para participar de reunião com direito a dossiê, e de organização de campanha difamatória e de acosso à visitante – com sua postura subalterna e hipócrita no caso merece sem dúvida o Prêmio Pinóquio, com especial menção ao Ministro (e fiscal de Lula da Silva) Gilberto Carvalho !
Não se pode confundir democracia com ditadura, nem acosso com a tradicional acolhida do brasileiro !
Um artigo importante
O
Governador do Rio Grande do Sul, Tarso Genro, escreveu para a Folha um artigo relevante “O
Congresso deve revidar”, publicado no jornal de domingo dezessete, na
seção Tendências/Debates.
Ler Tarso
Genro é um prazer, primeiro pelo que escreve e a oportunidade de suas
colocações, e segundo, pela descomunal diferença da indigência do outro PT, aquele que se filia à corrente de Lula da Silva. Concordando ou discordando de suas opiniões, nos sentimos a palmilhar outros terrenos, que deveriam ser igualmente visitados pelos companheiros petistas.
Não se deve escorraçar – nem preterir - a inteligência, a cultura, a seriedade e a objetividade – antes atributos do Partido dos Trabalhadores quando na oposição – de uma formação política, ainda que no poder.
( Fontes: Folha de S. Paulo, O Globo )
Nenhum comentário:
Postar um comentário