A Democracia americana sofreu ontem percalço inédito na história recente, depois que apoiadores de Donald Trump invadirem o Capitólio. Essa ação obrigou Câmara e Senado a trancarem suas portas e a paralisarem a sessão que deveria confirmar a vitória eleitoral de Joe Biden.
A invasão obrigou Câmara e Senado a cerrar suas portas e a paralisarem a sessão que deveria confirmar vitória eleitoral do sucessor Joe Biden. O próprio presidente Trump, durante manifestação na capital do país insuflou ativistas a se dirigirem até a sede do Legislativo.
O Capitólio então virou cenário de caos. Uma mulher foi baleada e morreu, segundo a Polícia. Jornalistas foram trancados em porão, pessoas fantasiadas de vikings confrontaram assessores, congressistas ficaram presos em seus gabinetes e agentes sacaram suas armas. Biden pediu que Trump tomasse uma atitude e fez duras críticas aos manifestantes: "Nossa democracia está sob ataque, Isso não é um protesto. É uma insurreição; Estou chocado e triste. É um momento sombrio. A América é muito melhor de o que vimos hoje".
( Fonte: Folha de S.Paulo )
Nenhum comentário:
Postar um comentário