Infectologista Marcus Lacerda (Fiocruz) informa que a nova cepa do coronavirus com maior capacidade de transmissão - e que provoca devastação em Manaus, já se acha em 91% das amostras sequenciadas no Amazonas. Por isso, é questão de tempo para que se torne dominante em outras regiões do Brasil. Ainda segundo Marcus Lacerda "em cerca de um mês já deve prevalecer sobre outras".
Dentro desse quadro não é nada animador - será bom não esquecer no vale-tudo dos enfrentamentos viróticos que o ex-Ministro da Saúde Luiz Henrique Mandetta criticou o fato de o Brasil estar aberto a vôos e transferir pacientes de Manaus para outros estados.
Por isso, Mandetta prevê uma megapandemia em sessenta dias !
Se tivermos presente que Luiz Henrique Mandetta foi sem nenhuma razão válida afastado do posto - para o qual tem uma competência que vai muito além da Taprobama - permito-me expressar um sentir quanto a sua capacidade que é muito maior do que a de seus apagados sucessores, além de ser óbvio que em termos de medicina o seu sucessor Pazuello não tem condições de ser-lhe comparado, e que, por conseguinte, Mandetta deveria ser utilizado como consultor-especial e executivo do Ministério da Saúde, com funções especiais, dado o seu óbvio valor profissional médico no particular ?
Não creio que esteja falando impropriedades, ao assinalar que é mais do que tempo de pôr cobro aos erros garrafais de Jair Bolsonaro no particular, e de procurarmos dar um jeito para valer nas brutais estranhices presidenciais ( covid não passa de gripezinha ) ? Bolsonaro, além de não fechar as fronteiras do país como até o seu colega argentino fez, tem tido uma atuação que é mais ruinosa do que a do próprio modelo Donald Trump, pelo seu estranho menosprezo contra uma doença de tal seriedade, com tantos brasileiros mortos, com um clamor de Justiça e de Ciência que é de resto - e que resto! - atribuível a inconfessáveis preconceitos.
( Fonte: O Globo )
Nenhum comentário:
Postar um comentário