sexta-feira, 27 de novembro de 2020

Perspectivas Eleitorais (2)

    Segundo assinala  O Globo, a eleição para a prefeitura de São Paulo confirma um abismo geracional. Nesse sentido, os mais jovens apontam majoritariamente Guilherme Boulos, do PSOL, enquanto os mais idosos  apostam no Prefeito  Bruno Covas, do PSDB.

    Dessarte, de acordo  com pesquisa do Ibope,   Boulos lidera  entre os eleitores de 16 a 24 anos, com 50% das intenções de voto. Já o tucano é o preferido daqueles com mais de  55 anos, com 62% (nesse sentido, o Datafolha aponta cenário semelhante).

     Dadas as características etárias do confronto em S. Paulo, o fator idade tem preocupado as campanhas em S. Paulo. Nesse contexto, a campanha de Covas acredita  que a abstenção histórica registrada no primeiro turno (29%) foi responsável pela vitória mais apertada do tucano, ao contrário de o que apontavam as pesquisas na véspera - assim, os votos válidos nas urnas (32%), contra 37% de intenção de voto  nos levantamentos .

     Contudo, as pesquisas de intenção de voto têm apontado o oposto; com efeito, são os jovens os que mais dizem que se ausentarão da eleição por causa do temor com a infecção pelo coronavirus. De acordo com o Ibope, 6% dos mais jovens declaram que não votarão por causa da pandemia.  Já entre os mais velhos, essa estatística cai para 2%.


 ( Fonte: O Globo )

Nenhum comentário: